Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Apagão na Europa: Espanha declara estado de emergência nacional. Energia começa a voltar em Portugal

Foto: Manu Fernandez/ AP

Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira (28). O blackout começou por volta do meio-dia, no horário local e afetou serviços de transporte, comércio, saúde.

Leia também:
Apagão atinge Portugal e outros países da Europa; ministro fala em possível ciberataque

Em Portugal, milhares de voos foram cancelados e hospitais iniciaram um plano de contingência. A REN (Redes Energéticas Nacionais), operadora de energia do país, informou que a energia já foi reestabelecida para 750 mil clientes.

Já o governo da Espanha decretou estado de emergência nacional. Segundo o jornal El País, o episódio foi o pior blecaute da história. A Red Elétrica, operadora de energia do país, informou que 51% do serviço foi reestabelecido.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o site de notícias RTP, em Portugal já foram ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes.

A farmacêutica brasileira Simone Martins, que vive em São Domingos Rana, Cascais, disse que a energia só voltou na região após 10 horas de apagão. Houve problemas no transporte e no serviço de telefonia. O filho dela, de 22 anos, demorou 6 horas no trajeto de Lisboa a Cascais, algo que costuma levar no máximo 1h30 de transporte público.

“Eu não conseguia me comunicar com ele neste período, foi assustador. O caos tomou conta das ruas e o pânico se espalhou. Estão falando em terrorismo, ataques cibernéticos e tem muita especulação. A população invadiu os mercados e as comidas acabaram. Compraram tudo, e os mercados tiveram que fechar as portas. Fiquei bem assustada. Foi tudo muito rápido, nem na pandemia instalaram um caos tão rápido nesta proporção”, conta a brasileira.
Os sites de notícias europeus levantaram, inicialmente, a hipótese de um ataque cibernético, o que foi negado pela operadora de energia espanhola. Outro motivo apontado pela imprensa local foi a oscilação de temperaturas na região central da Espanha, o que teria provocado um fenômeno climático raro. Algo que também foi negado, dessa vez pela concessionária portuguesa.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, informou que ainda não há informações conclusivas sobre o que provocou o apagão, mas que nenhuma hipótese foi descartada. “As causas ainda estão sendo estudadas. É melhor não especular”, disse o presidente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Cidades

Estão abertas as inscrições para a primeira pós-graduação do Brasil em energia eólica offshore. O curso, uma especialização lato sensu com duração de 14 meses, é...

Cidades

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (29/08), que a bandeira tarifária que estará em vigor em setembro é a vermelha...

Brasil

Um idoso morre via pública em São Caetano do Sul na noite da sexta-feira (29), após passar mal na Avenida Vital Brasil Filho, próximo...

Cidades

Os incidentes provocados por pipas na rede elétrica causaram interrupção no fornecimento de energia para quase 28 mil imóveis no Rio Grande do Norte...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO