A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) iniciou, nesta segunda-feira (28), uma dragagem emergencial no canal de acesso ao Porto de Natal, com o objetivo de remover um banco de areia localizado nas proximidades da Ponte Newton Navarro. A obra foi motivada pelo risco de encalhes de embarcações e busca garantir a manutenção da profundidade ideal para navegação segura no local.
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De acordo com o diretor da Codern, Paulo Henrique Macedo, a urgência na execução da obra tem como principal objetivo assegurar o escoamento da safra de frutas, que deve se intensificar nas próximas semanas. A expectativa é manter a profundidade de 10 metros no canal, condição essencial para a entrada e saída dos navios.
A draga, operada por uma empresa holandesa especializada, atracou na tarde da última segunda-feira (24) e os trabalhos começaram já na terça-feira (25). O investimento na dragagem emergencial é estimado em R$ 6,4 milhões.
Expectativa de aumento nas exportações
A Codern projeta um crescimento significativo nas exportações a partir do Porto de Natal com a conclusão da dragagem. Entre 2023 e o início de 2024, foram escoadas mais de 46 mil toneladas de frutas. Em 2024, esse volume já ultrapassou 131 mil toneladas, refletindo a importância do porto na logística da fruticultura potiguar.
Dragagem definitiva será iniciada no segundo semestre
Além da ação emergencial, está prevista para o segundo semestre de 2025 uma dragagem de manutenção definitiva no canal de acesso ao porto. A licitação deve ser lançada até julho, e a obra vai abranger uma extensão de 6 km, desde o Porto de Natal até após a Ponte Newton Navarro. A profundidade final do canal será de 12,5 metros, o que garantirá ainda mais segurança às operações marítimas.
