Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Natal

Natal recebe o 44º pluviômetro para monitoramento de chuvas na capital

Foto: Acervo Semurb

A Prefeitura do Natal instalou o 44º pluviômetro na capital potiguar. O instrumento, que mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar ou época foi colocado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dessa vez, no departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL/CB/UFRN), na via Costeira, bairro de Mãe Luiza, na zona leste da capital potiguar. A instalação aconteceu na manhã desta terça feira (29).

Leia também:
Semurb passa a disponibilizar boletins pluviométricos diários

As instalações de pluviômetros fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, que foi lançado em dezembro, pela Prefeitura de Natal. A capital hoje, já conta com 44 pluviômetros instalados, o objetivo da Semurb é que daqui para o final deste ano, a cidade tenha 80 instalações de pluviômetros.

Na ação de instalação do instrumento, esteve presente o coordenador do projeto, Carlos da Hora – representando o secretário da pasta, Thiago Mesquita. “Hoje estamos instalando o 44° pluviômetro e o sexto na região leste. A rede cresce cada vez mais, servindo para prestar informações mais precisas diariamente para a população”, disse o coordenador.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Ter um equipamento como este instalado no departamento, é muito bom pra gente que trabalha com sistemas aquáticos e sistemas produtivos de aquicultura, de criação de tilápia e camarão. Ter informações sobre volumes de chuvas nessa escala é bem importante para os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do curso de Engenharia de Aquicultura”, disse o professor e chefe do DOL/CB/UFRN, Guilherme Longo.

As metas também incluem monitorar a distribuição de chuvas, compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.

Mensalmente, a Semurb frequenta as escolas e universidades nas quais o material foi instalado, com intuito de conversar com os professores, averiguar como está a situação do equipamento e se precisa de manutenção.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Os médicos da rede municipal de Natal decidiram paralisar os atendimentos na próxima terça-feira (15), em protesto contra as condições precárias de trabalho nas...

TV Ponta Negra

A Caravana Mais Natal vai estar na comunidade do bairro Bom Pastor, em Natal, na próxima segunda-feira (14), com uma programação completa de serviços...

Natal

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) atualizou, nesta quarta-feira (9), a situação das vias públicas em Natal após as recentes chuvas que atingiram...

Cidades

A paralisação do IPERN continuará até o dia 15 de julho, conforme decisão tomada pelos servidores do Instituto de Previdência do RN após audiência...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO