Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Receita Federal alerta para tentativa de golpe contra quem possui MEI

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Receita Federal emitiu um alerta nesta semana para os Microempreendedores Individuais (MEI) sobre novas tentativas de golpe por meio de SMS e mensagens no Whatsapp alertando para um suposto cancelamento do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Leia também:
Nascidos em maio já podem receber saque-aniversário do FGTS

Segundo o órgão, essas informações são falsas e esclarece que possíveis débitos com o Fisco não resultam no cancelamento de CNPJs. A instituição também destacou que não utiliza esses canais de comunicação para cobranças ou notificações.

“Trata-se de golpes com o intuito de enganar os contribuintes, coletar informações sigilosas e emitir boletos falsos para cobranças ilegítimas”, explicou a Receita.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O órgão reforçou que a consulta e a regularização de pendências devem ser realizadas exclusivamente pelos portais oficiais do Governo Federal e da Receita Federal. Além disso, lembrou que serviços como a emissão de boletos e outras funcionalidades estão acessíveis por meio do aplicativo MEI.

Pagamento do DAS: obrigação mensal do MEI

Uma das responsabilidades do Microempreendedor Individual (MEI) é o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Essa guia reúne todos os impostos devidos ao governo por empresas enquadradas no regime compartilhado do Simples Nacional.

Manter o pagamento do DAS em dia é essencial para garantir a regularidade do CNPJ, evitar penalidades e assegurar direitos previdenciários, como auxílio-doença, licença-maternidade e aposentadoria.

Cuidados ao gerar o boleto

O DAS deve ser emitido apenas por meio dos canais oficiais da Receita Federal e do Governo Federal. Serviços como inscrição, alteração de dados ou baixa do MEI não devem gerar cobranças, exceto quando solicitados diretamente pelo empreendedor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Receita alerta sobre o risco de sites fraudulentos que imitam plataformas oficiais, como o PGMEI. O acesso a sistemas não verificados pode levar ao vazamento de informações ou pagamentos incorretos, causando prejuízos financeiros e problemas na regularização fiscal.

Como baixar o boleto para pagar DAS-MEI?

Existem duas formas para emitir o boleto DAS para quem atua como microempreendedor individual: pelo Portal do Empreendedor e pelo app MEI, da Receita Federal.

Veja passo a passo de como gerar o documento:

Portal do Empreendedor

  • Acesse o Portal do Empreendedor e faça login com seu CPF e senha Gov.br;
  • Clique em “Já Sou MEI” e depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”;
  • Clique na opção “Boleto de Pagamento”;
  • Selecione o ano-mês de referência e clique em “Emitir DAS”;
  • Surgirá a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso”;
  • Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”;
  • Salve o boleto em seu computador ou utilize o código de barras para pagamento via aplicativo bancário.

Aplicativo MEI:

  • Baixe o aplicativo MEI, disponível gratuitamente para Android e iOS;
  • Faça login utilizando sua conta gov.br;
  • No menu principal localize a opção “Emitir DAS”;
  • Selecione o período: Escolha o ano e mês referentes ao DAS que deseja emitir;
    Visualize ou pague:
  • DF: Clique em “Exibir DAS” para baixar o boleto em formato PDF.
  • Pix: Utilize a opção “Copiar QR Code” para realizar o pagamento por meio de Pix.

SBT News

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam, nesta quarta-feira (10), cerca de 700 kg de maconha transportados em um caminhão na...

Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), o fim da Sala de Situação do metanol, criada em outubro para monitorar o surto de...

Brasil

A Receita Federal alerta para uma nova modalidade de golpe que tem chegado às unidades de atendimento em diversas regiões do país. Os criminosos...

Polícia

Um homem de 51 anos recebeu voz de prisão nesta sexta-feira (21) em Natal, pois liderava uma associação criminosa que aplicou um golpe milionário...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO