Economia

INSS informará aposentados sobre descontos indevidos. Saiba como

Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira (13/5), o INSS informará aposentados e pensionistas que sofreram descontos associativos nos contracheques nos últimos cinco anos. A medida faz parte do processo de devolução de valores cobrados de forma irregular por associações e sindicatos.

Leia também:
AGU pede bloqueio de bens em fraude no INSS

As notificações ocorrerão exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. De acordo com o presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, os beneficiários poderão visualizar o nome da entidade responsável e o total descontado indevidamente.

No dia seguinte, quarta-feira (14/5), será aberta a opção para contestação. O processo poderá ser feito tanto pelo app quanto pela central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Como contestar os descontos no Meu INSS

A partir de quarta-feira (14), o aplicativo Meu INSS e a central 135 estarão disponíveis para que os beneficiários contestem as cobranças. Para isso, o aposentado deve informar se autorizou ou não os descontos feitos no contracheque. A central 135 funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além disso, o INSS alerta que não entra em contato com segurados por e-mail, telefone ou redes sociais. “O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará, não enviará link. Fique atento. Só o aplicativo oficial é seguro”, reforçou Waller.

Após a contestação, as entidades terão até 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o aposentado. Se não conseguirem, deverão devolver o valor à União, que repassará o montante ao segurado pela conta onde ele já recebe o benefício.

O INSS anunciou que devolverá R$ 292,6 milhões entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Essa quantia corresponde às parcelas de abril, descontadas mesmo após determinação do governo para suspensão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ao todo, cerca de 9 milhões de beneficiários poderão reconhecer ou contestar os descontos. Outros 27 milhões não foram afetados. Se as associações não devolverem os valores, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrará com ações judiciais contra os responsáveis.

Notícias relacionadas

Política

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, afirmou que a relação entre Brasil e Chile deve superar diferenças ideológicas entre os governos. A...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou para 20 de março prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos associativos indevidos em benefícios pagos pela autarquia federal. Segundo...

Brasil

Em nota, instituto informou que atendimento presencial será interrompido nesses dias por causa de melhorias já programadas pela Dataprev, empresa pública responsável pela tecnologia...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa sexta-feira (23) que a iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criar um...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile