Economia

TCE do RN fiscaliza aposentadorias para evitar descontos indevidos

Foto: Fachada TCE/Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) iniciou uma fiscalização preventiva nos proventos pagos aos servidores públicos aposentados por Regimes Próprios de Previdência. A medida busca evitar descontos indevidos, como os que afetaram beneficiários do INSS recentemente. A ação inclui o Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) e outros 40 institutos municipais.

Leia também:
INSS informará aposentados sobre descontos indevidos. Saiba como

Segundo Allan Ricardo Silva de Souza, auditor responsável pela Diretoria de Controle de Pessoal e Previdência (DCP), não há, até o momento, indícios de irregularidades nos institutos estaduais e municipais. No entanto, o objetivo é agir de forma antecipada para impedir que situações semelhantes às do regime geral de previdência se repitam com os aposentados do serviço público.

O TCE já recebe mensalmente os dados das folhas de pagamento de aproximadamente 80 mil aposentados vinculados a esses regimes. Com essa base, o tribunal pode analisar os lançamentos e identificar possíveis descontos não autorizados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ação preventiva protege aposentados

Caso surjam indícios de irregularidade, o tribunal vai instaurar uma comissão de auditoria para apurar os fatos com mais profundidade. Se houver confirmação das irregularidades, o TCE do RN adotará medidas para corrigir os problemas e responsabilizar os envolvidos.

A iniciativa também segue uma recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que orientou os órgãos de controle a se anteciparem a fraudes e prejuízos aos aposentados.

Aposentados que desconfiarem de descontos indevidos podem denunciar diretamente ao TCE. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoria@tce.rn.gov.br, pelos telefones 0800-281-1935 ou 3642-7220, ou pessoalmente na sede do Tribunal, localizada na Av. Getúlio Vargas, 690, andar térreo, Natal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Emprego

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) publicou o edital do novo concurso público para o preenchimento de cargos...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois motoristas por embriaguez ao volante no dia 25 de dezembro, durante fiscalizações nas rodovias federais do Rio...

Polícia

A Justiça do Rio Grande do Norte liberou a licitação das tornozeleiras eletrônicas no RN e determinou a retomada imediata do pregão eletrônico. A...

Justiça

A AGU cobra ao INSS mais uma vez na tentativa de recuperar recursos públicos desviados de aposentadorias e pensões. A Advocacia-Geral da União informou...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile