Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Violência no RN: estado lidera redução de homicídios no Brasil, aponta Atlas da Violência

Foto: Divulgação/Sesed

O Rio Grande do Norte apresentou a maior queda no número de homicídios entre todos os estados brasileiros no último ano. De acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado reduziu em 18,8% os casos de mortes violentas entre 2022 e 2023.

Leia também:
“Operação Botnet” prende suspeito de aplicar golpes no município de Patu

Em números absolutos, o estado registrou 1.167 homicídios em 2022, contra 955 em 2023. Isso representa 212 mortes a menos, consolidando o RN como o estado com melhor desempenho na redução da violência letal. A taxa de homicídios caiu de 32,5 para 26,4 por 100 mil habitantes, uma redução proporcional de 18,7%.

Jovens também foram menos vítimas

O relatório também revela dados preocupantes sobre a violência contra a juventude. Entretanto, o Rio Grande do Norte novamente lidera positivamente. O estado obteve queda de 24,5% na taxa de homicídios de jovens entre 15 e 29 anos, índice que também o coloca no topo do ranking nacional nesse recorte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Outros estados que apresentaram boas reduções incluem Paraná (-15,2%) e Amazonas (-13,4%). Já Amapá (41,7%), Rio de Janeiro (13,6%) e Pernambuco (8%) tiveram aumento nas mortes violentas.

Esses dados fazem parte de um recorte de dez anos, entre 2013 e 2023, o que permite uma análise mais ampla sobre as tendências da violência no RN e no Brasil.

O que é o Atlas da Violência?

O Atlas da Violência é fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A publicação analisa dados sobre homicídios no país a partir de fontes do Ministério da Saúde, como o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O estudo avalia indicadores sob diferentes recortes: gênero, raça, faixa etária, entre outros, para fornecer um diagnóstico completo da situação da violência.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entidades responsáveis pelos dados

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma ONG que promove a transparência de informações e discute políticas públicas na área da segurança. Já o IPEA é uma fundação pública federal ligada ao Ministério do Planejamento, responsável por estudos que fundamentam políticas públicas em diversas áreas.

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, criticou duramente a postura de seu país diante da crise climática. Segundo ele, os Estados Unidos adotam...

Economia

A Mega-Sena realiza neste sábado (16) o sorteio do concurso 2.902, com prêmio acumulado de R$55 milhões. As seis dezenas serão sorteadas a partir...

Turismo

O Governo do Rio Grande do Norte está investindo R$ 7 milhões no mercado sul-americano nos próximos 12 meses para atrair mais turistas internacionais...

Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quinta-feira (14), em Washington, que espera novas sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras e possivelmente mais tarifas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO