Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Por que agora é indicado rastrear diabetes tipo 2 a partir dos 35 anos?

Foto: Agência Einstein

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou as diretrizes do diabetes tipo 2, trazendo mudanças importantes no rastreamento e diagnóstico da doença no Brasil. A nova recomendação determina que o rastreamento comece a partir dos 35 anos, mesmo sem sintomas. Antes, a triagem era indicada apenas a partir dos 45. A diretriz também inclui orientações específicas para crianças e adolescentes com fatores de risco.

Leia também:
Trauma na infância afeta saúde mental de adolescentes, aponta USP

A atualização foi publicada na revista científica Diabetology & Metabolic Syndrome em março e tem como foco identificar precocemente casos da doença, que cresce em ritmo acelerado. A obesidade e o sedentarismo estão entre as principais causas desse aumento global.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o mundo já registra 589 milhões de adultos com a doença. No Brasil, a estimativa da SBD aponta cerca de 20 milhões de pessoas diagnosticadas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Mudanças impactam exames e protocolos

Além da nova faixa etária, a diretriz mantém a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada como exames padrão. No entanto, quando apenas um resultado estiver alterado, a recomendação é repetir os testes. Em casos com sintomas típicos, como sede e fome excessivas, a glicemia acima de 200 mg/dl já confirma o diagnóstico, mesmo sem jejum.

Uma das novidades é a alteração no teste de tolerância à glicose oral (TTGO). Agora, a coleta de sangue deve ser feita uma hora após a ingestão da glicose, em vez de duas. Esse novo protocolo aumenta em até 40% a chance de detectar o pré-diabetes, de acordo com especialistas.

A SBD também lançou um fluxograma clínico para orientar profissionais da saúde. O material ajuda a decidir quais exames solicitar e em que situações, tornando o diagnóstico mais rápido e eficaz.

*Com informações da Agência Einstein

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A Operação Sorriso irá promover um mutirão de cirurgias gratuitas no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, entre os dias 26 e...

Saúde

Uma alimentação inadequada pode custar minutos preciosos da sua vida saudável. A afirmação vem de uma pesquisa inédita conduzida pela USP, em parceria com...

Natal

O Dia D de vacinação movimentou escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Natal nesse sábado (10). A ação teve como foco principal...

Rio Grande do Norte

A Maternidade Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anunciou oficialmente sua expansão durante a celebração de seus 75...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO