A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Baiuca, com o objetivo de combater uma organização criminosa em Campinas, interior de São Paulo. O grupo é suspeito de atuar em roubos de cargas, caminhões e lavagem de dinheiro em diversos municípios da região.
Leia também:
Polícia Federal combate tráfico aéreo de drogas em Roraima
Desde cedo, 120 policiais federais cumprem 19 mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão em residências e comércios ligados aos criminosos. As ações acontecem nas cidades de Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia, com ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulínia.
Além disso, o cumprimento dos mandados em Paulínia conta com apoio de 35 guardas civis municipais, devidamente autorizados pela Justiça.
Segundo a PF, a quadrilha realizou pelo menos 22 roubos entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024, em cidades como Americana, Jaguariúna, Monte Mor e Sumaré. Os investigadores identificaram também a movimentação financeira de R$ 1.750.000,00 ligada aos crimes. Como resultado, a Justiça determinou o sequestro dos bens e valores da organização.
A investigação começou em abril de 2024, a partir de denúncias recebidas pela Polícia Federal e confirmadas pela Guarda Civil de Paulínia.
Os suspeitos devem responder pelos crimes de roubo, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
