Em alusão à campanha Maio Amarelo, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São Gonçalo do Amarante realizou, no sábado (17), uma manhã de atividades voltadas à conscientização no trânsito. A ação reuniu motociclistas da região em um evento gratuito com palestras, aferição de saúde, sorteios e um curso de pilotagem preventiva.
Leia também:
Ampliação do binário Jaguarari e São José começa segunda (19)
Os participantes foram recebidos com um café da manhã no estacionamento do Parque das Fontes Prefeito Paulo Emídio de Medeiros. Além disso, foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, sorteios de capacetes, lubrificantes e EPIs. Ao final da atividade, todos receberam certificados de participação.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o evento reforçou a importância da direção segura, sobretudo para os motociclistas, que representam uma das categorias mais vulneráveis nas estradas.
Durante a programação do Maio Amarelo, o curso de pilotagem preventiva foi dividido em três módulos, abordando teoria e prática sobre segurança no trânsito. Agentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, SAMU e Centro de Educação Trânsito Consciente conduziram as instruções com foco em situações reais do dia a dia.
O diretor-presidente do Demutran, Edmilson Gomes, destacou a importância da ação:
“Estamos trabalhando para salvar vidas. A presença de profissionais qualificados e a participação ativa da comunidade demonstram que a educação é a principal aliada na redução de acidentes.”
Além disso, o prefeito Jaime Calado reforçou o compromisso da gestão com a causa:
“Vamos levar essas ações para as escolas. Precisamos formar cidadãos conscientes desde cedo. Respeitar o trânsito é respeitar a vida.”
A senadora Zenaide Maia, o vice-prefeito Flávio Henrique, a deputada estadual Terezinha Maia, vereadores e secretarias municipais também prestigiaram o evento, demonstrando apoio institucional à campanha.
