Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Motocicletas superam automóveis na frota do RN, aponta Detran

Foto: DETRAN/RN

Pela primeira vez, motocicletas superam automóveis na frota registrada do Rio Grande do Norte. O dado faz parte de um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), que aponta o crescimento expressivo dos veículos de duas rodas no estado.

Leia também:
STTU inicia ampliação do binário das avenidas Jaguarari e São José nesta segunda-feira (19)

Segundo o estudo, motocicletas, motonetas e ciclomotores representam atualmente 41,43% da frota potiguar. Já os automóveis, utilizados principalmente para transporte de passageiros, correspondem a 40,67%. Em números absolutos, são 680.948 veículos de duas rodas contra 668.460 automóveis, o que representa uma diferença de 12.488 unidades.

Esse avanço reflete uma tendência que se intensificou nos últimos cinco anos. De acordo com o Setor de Estatística do Detran, entre 2020 e 2024, o número de registros anuais de motocicletas subiu 67,6%. O total passou de 19.881 novos veículos entre 2020 e 2021 para 33.315 entre 2023 e 2024. A média anual no período foi de 26.150 registros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Crescimento também é expressivo na capital

Mesmo com esse cenário, os automóveis ainda predominam em Natal. Na capital, eles compõem 51,39% da frota, enquanto os veículos de duas rodas representam 28,30%. Ainda assim, o crescimento dessa categoria é evidente.

Entre 2020 e 2021, foram registrados 3.408 novos veículos de duas rodas em Natal. Esse número saltou para 5.525 entre 2023 e 2024, indicando um aumento de 62,11%. A média anual de novos registros nesse período foi de 4.463 veículos.

Diante desse crescimento, o Detran reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à segurança dos motociclistas. Ações educativas e de fiscalização ganham ainda mais importância.

Hamurab Figueiredo, subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran/RN, ressaltou os esforços da gestão. “Estamos promovendo ações de conscientização em escolas e nas ruas, tanto em Natal quanto no interior. Nosso trabalho conjunto com instituições parceiras visa reduzir os sinistros e preservar vidas”, destacou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O levantamento confirma a necessidade de adaptação da estrutura urbana e das políticas de mobilidade, acompanhando as mudanças no perfil da frota estadual.

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

Incêndio em Currais Novos mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) no final da tarde de sábado (6). A...

Polícia

Uma jovem de 18 anos, identificada como Maria Ariane da Silva, foi assassinada a tiros na noite desta quarta-feira (5) no conjunto Alfredo Mesquita,...

Economia

O Rio Grande do Norte abriu 11 novos mercados internacionais em 2025, ampliando sua presença no comércio exterior e diversificando destinos quando comparado a...

Justiça

“Não há bala de prata para combater o crime organizado”. A declaração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (4)...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO