O INSS no Concurso Unificado vai oferecer 300 novas vagas para o cargo de analista do seguro social. A confirmação da adesão à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na última terça-feira (19).
Leia também:
Polícia Federal publica edital com mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil; veja como participar do concurso
Com essa adesão, o número de órgãos participantes subiu de 35 para 36. O total de oportunidades disponíveis agora chega a 3.652, distribuídas em nove blocos temáticos. O concurso reúne vagas de ensino médio e superior, com foco na ocupação imediata de cargos públicos em diversas áreas do governo federal.
INSS amplia participação e fortalece certame
A entrada do INSS no Concurso Unificado fortalece o processo seletivo nacional, conhecido como o “Enem dos Concursos”. Segundo o MGI, o concurso mantém o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público, com provas aplicadas em 228 cidades de todas as regiões do país.
Além das vagas específicas do INSS, o certame também oferece posições para as novas carreiras transversais do governo federal. São 250 vagas para analista técnico de justiça e defesa e outras 250 para analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
O edital está previsto para julho de 2025, mesmo mês em que as inscrições serão abertas. A banca organizadora ainda será definida, mas o processo seguirá o modelo de chamamento público, como na edição anterior, que teve a Fundação Cesgranrio como responsável.
As provas ocorrerão em duas fases: a objetiva no dia 5 de outubro e a discursiva no dia 7 de dezembro. Apenas os candidatos aprovados na primeira etapa seguirão para a segunda. O resultado final está previsto para fevereiro de 2026.
