A requalificação do Centro Histórico de Natal foi o tema principal de uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Natal. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participou do debate, que teve como foco as transformações urbanas nos bairros da Ribeira e da Cidade Alta.
Leia também:
Caravana Mais Natal chega com saúde e lazer na segunda (26) em Felipe Camarão
A audiência, proposta pelo vereador Fúlvio Mafaldo, reuniu secretários municipais, vereadores, representantes de entidades de classe, instituições de ensino, técnicos da Semurb e cidadãos interessados no futuro do Centro Histórico. O encontro buscou ampliar o diálogo entre poder público e sociedade sobre o processo de revitalização da área central da capital potiguar.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, afirmou que a Ribeira e Cidade Alta precisam ser adensadas. Segundo ele, a desburocratização inteligente das legislações pode ajudar a recuperar esses territórios. “Precisamos desconstruir os vazios urbanos históricos com planejamento e responsabilidade”, destacou.
Plano da Prefeitura propõe mudanças estruturais
Durante a audiência, Thiago Mesquita também detalhou as ações previstas no Plano da Prefeitura para a requalificação do Centro Histórico de Natal. O plano inclui instrumentos estabelecidos no novo Plano Diretor (Lei nº 208/2022), que propõe um novo olhar para o patrimônio histórico e cultural da cidade. A legislação revisada prevê incentivos para ocupação e uso das edificações da região.
A vice-prefeita Joana Guerra lembrou das ações já executadas, como a requalificação da Avenida do Contorno e da Pedra do Rosário, além da instalação de iluminação de LED. “A região ganhou novo passeio, praças e bases da Guarda Municipal”, ressaltou.
O vereador Fúlvio Mafaldo considerou o momento como histórico, destacando a importância de unir esforços para encontrar soluções concretas. “É uma honra reunir pessoas que discutem a requalificação do Centro Histórico há tanto tempo”, concluiu.
