A operação da PF contra tráfico internacional de drogas resultou na prisão de oito pessoas na sexta-feira (23), em cidades de Santa Catarina. A Polícia Federal executou 13 mandados de busca e apreensão para desarticular um esquema de envio de cocaína à Europa por meio de aeroportos brasileiros.
Leia também:
Operação.40: Polícia captura chefe do tráfico foragido
A quadrilha atuava com organização e logística sofisticadas. Os criminosos recrutavam “mulas”, indivíduos que transportavam a droga em voos internacionais. Além disso, o grupo mantinha divisões de tarefas e financiava toda a operação, desde a aquisição até o envio da cocaína.
A operação da PF contra tráfico teve início após a prisão em flagrante de dois suspeitos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 27 de abril deste ano. Eles foram detidos ao tentarem embarcar com cocaína em voo com destino a Lisboa, em Portugal.
A partir dessa prisão, os investigadores rastrearam conexões com prisões anteriores realizadas no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Essas ligações evidenciaram uma rede criminosa maior, com ramificações inclusive em solo europeu, onde a droga era distribuída para outros países.
Além das prisões, os agentes apreenderam documentos, celulares e equipamentos eletrônicos que serão analisados para aprofundar as investigações. A Polícia Federal trabalha agora para identificar outros envolvidos e localizar possíveis cúmplices no exterior.
