O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, está promovendo um mutirão de vasectomia e postectomia até a próxima quarta-feira (28). A ação beneficia 11 pacientes que já passaram por regulação no Sistema Único de Saúde (SUS). São oito cirurgias de vasectomia e três de postectomia.
Leia também:
Governo Federal sanciona lei que garante tratamento para luto parental no SUS
A iniciativa integra o programa Ebserh em Ação, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir as filas de espera por procedimentos cirúrgicos, ampliando o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais.
Cirurgias seguras e de alta procura
A vasectomia é um método contraceptivo masculino definitivo. Segundo o urologista Christophe Bezerra Anselmo, o procedimento possui alta taxa de eficácia, rápida recuperação e baixo risco. “É uma alternativa segura para quem deseja interromper a fertilidade”, explica o médico.
Já a postectomia, também conhecida como circuncisão, remove o excesso de pele que recobre a glande do pênis. Além de facilitar a higiene íntima, a cirurgia previne infecções urinárias, doenças como fimose e reduz o risco de câncer de pênis e infecções sexualmente transmissíveis.
O mutirão conta com o envolvimento de cerca de 20 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Embora o Huol também realize cirurgias complexas, a equipe reconhece a importância de atender procedimentos de menor porte, mas de alta demanda.
“Conseguimos fortalecer a rede de atenção à saúde também com esse tipo de cirurgia, que impacta diretamente na qualidade de vida dos usuários”, finaliza Christophe Anselmo.
