O PIB do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025, de acordo com números divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE. Na série com ajuste sazonal, o destaque ficou com a Agropecuária, que apresentou alta de 12,2% no período. O setor de Serviços também teve crescimento, com 0,3%. Já a Indústria ficou estável com -0,1%.
Para o economista Maykon Douglas, o crescimento da agropecuária foi além da safra.
“O agro se favoreceu pelas perspectivas de safra recorde, impacto que naturalmente se concentra no primeiro trimestre, dada a sazonalidade das safras. No entanto, também há certos elementos que observamos ao longo do ano passado, em especial a alta no investimento das firmas, que fortalece as importações pelo aumento da demanda por máquinas e equipamentos. ”
LEIA TAMBÉM: Justiça anula multas de motorista que recebeu duas infrações na mesma data e horário em Natal
Com relação ao mesmo período de 2024, o crescimento da economia é de 2,9%. Já em relação aos últimos quatro trimestres a alta acumulada é de 3,5%.
O Produto Interno Bruto totalizou R$ 3 trilhões no primeiro trimestre. No período, a taxa de investimento foi de 17,8%, acima dos 16,7% no primeiro trimestre de 2024. Já a taxa de poupança foi de 16,3%, superando os 15,5% de 2024.
SBT News
