Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Volumes dos reservatórios caem e acendem alerta no RN

Foto: ASCOM/IGARN

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou nesta terça-feira (2) que os volumes dos reservatórios potiguares encerraram o mês de maio com 50,23% da capacidade total de armazenamento. O índice representa uma redução significativa em relação ao fim de janeiro, quando o estado registrava 61,34% da capacidade hídrica ocupada.

Leia também:
Greve dos rodoviários de Natal começa nesta quarta-feira (4)

Ao todo, o Igarn monitora 70 mananciais em todo o território do estado. Juntos, eles armazenam atualmente cerca de 2,65 bilhões de metros cúbicos de água, dos mais de 5,29 bilhões possíveis. A queda no volume preocupa diante da aproximação do período seco do ano.

A maior barragem do estado, Armando Ribeiro Gonçalves, localizada entre Assú e Itajá, concentra 1,43 bilhão de metros cúbicos, o equivalente a 60,23% da sua capacidade. Já a segunda maior, a barragem Oiticica, em Jucurutu, está com apenas 14,46% de volume acumulado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Reservatórios críticos preocupam autoridades

Entre os maiores reservatórios do estado, Umari (70,94%) e Santa Cruz do Apodi (66,80%) ainda apresentam níveis considerados positivos. O mesmo ocorre com a barragem Gargalheiras, em Acari, que acumula 65,82%. No entanto, 11 mananciais operam com menos de 10% da capacidade. Entre eles, destacam-se Passagem das Traíras (0,03%), Itans (0,49%) e Mundo Novo (2,83%).

Por outro lado, seis reservatórios se mantêm acima de 70%, como Dinamarca (92,36%) e Riacho da Cruz II (96,97%). Já as lagoas que abastecem a Região Metropolitana de Natal apresentam situação mais confortável, com destaque para as lagoas de Pium e do Jiqui, ambas com 100%.

Diante da queda nos volumes dos reservatórios, o Igarn reforça a importância da gestão racional da água e continuará o monitoramento constante dos mananciais. As informações subsidiam ações estratégicas para o enfrentamento da escassez hídrica no estado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Natal), realizou na quarta-feira (12) uma operação que...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de fraudes em aposentadorias e pensões...

Polícia

Duas ocorrências de furto de cabos elétricos e equipamentos em dependências da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em...

Educação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, na última sexta-feira (07), a cerimônia de encerramento do projeto de extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI). O evento,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO