Mundo

Brasil e Angola diversificam comércio além do petróleo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil e Angola estão fortalecendo suas relações comerciais ao buscar novas frentes de cooperação para além do petróleo e do agronegócio. Após anos de queda no fluxo comercial, agravados pela Lava Jato, crises econômicas e a presença chinesa na África, os dois países retomaram o diálogo e firmaram novos acordos.

Leia também:
Reforma administrativa: Hugo Motta defende urgência no debate

Em agosto de 2023, o presidente do Brasil visitou Luanda, capital angolana, onde anunciou parcerias nas áreas de saúde, turismo, educação, agricultura e exportação.

Além disso, o Brasil inaugurou o único consulado-geral na África em Luanda e reforçou a presença diplomática no continente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Brasil e Angola também estreitaram laços na área da defesa. Em maio deste ano, o presidente angolano João Lourenço visitou Brasília e assinou acordos, incluindo a possível renovação da frota de aeronaves Super Tucano com apoio da Embraer. O encontro celebrou os 50 anos de independência de Angola, sendo o Brasil o primeiro país a reconhecer sua soberania.

A Petrobras também retomou as conversas com a estatal angolana Sonagol para desenvolver projetos de pesquisa no pré-sal africano. Lula defendeu o retorno das operações brasileiras na costa de Angola como parte de uma estratégia para revitalizar a presença econômica no continente.

Além disso, o setor agrícola ganhou destaque. Um programa no Vale do Cunene pretende implementar 25 ações integradas de desenvolvimento agrícola com apoio brasileiro. A transferência de tecnologia é um dos principais pilares desse projeto.

Como resultado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) prevê um aumento constante nas trocas comerciais nos próximos anos, apesar dos desafios estruturais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (31) que o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos pode...

Política

A três dias da entrada em vigor da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, senadores do Brasil cumprem agenda oficial em Washington,...

Economia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reiterou nesta segunda-feira (28) sua posição contrária à taxação de 50% sobre exportações brasileiras anunciada pelos Estados Unidos....

Internacional

As tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros começarão a valer no próximo dia 1º de agosto. A confirmação foi dada neste domingo (27) pelo...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile