A Comissão de Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal discutiu, nesta segunda-feira (9), importantes propostas voltadas ao turismo acessível em Natal. Os vereadores apreciaram dois projetos de lei que buscam tornar a capital potiguar mais inclusiva para pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Leia também:
Ocorrências no São João têm redução em Natal e Mossoró, aponta Sesed
As propostas são de autoria do ex-vereador Dickson Júnior e foram subscritas pelo vereador Daniel Santiago (PP). Um dos projetos (PL nº 646/2024) estabelece diretrizes específicas para o estímulo ao turismo voltado às pessoas com TEA. A ideia é promover desde melhorias estruturais até ações que garantam mais segurança e acessibilidade em espaços turísticos e eventos.
O coautor da proposta, Daniel Santiago, destacou a importância da inclusão: “São projetos que garantem o direito das pessoas com deficiência, com TEA, de acessarem o turismo e participarem de eventos com dignidade.”
Programa Municipal de Acessibilidade também é destaque
A outra proposta apreciada durante a reunião institui o Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento ao Turismo para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O relator da matéria, vereador Aldo Clemente (PSDB), enfatizou que o projeto visa desenvolver uma infraestrutura adequada, investir na capacitação de profissionais e promover campanhas educativas.
“O turismo, enquanto vetor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e fomento à cultura, deve ser pensado de forma inclusiva e acessível”, afirmou Aldo.
Os vereadores Pedro Henrique (PP) e Fúlvio Saulo (SDD) também participaram do debate. Ambos reforçaram o compromisso da comissão em priorizar políticas públicas que ampliem o acesso da população aos espaços turísticos da cidade.
