Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Desafio do desmaio: vídeos mostram jovens se colocando em risco dentro de escolas

Foto: Reprodução

Um novo desafio viral tem colocado a vida de crianças e adolescentes em risco dentro das próprias escolas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram estudantes prendendo a respiração ou sendo pressionados no tórax até perderem a consciência, enquanto colegas filmam e riem da cena.

Leia também:
Ministério da Saúde investe R$ 561 milhões em pesquisa para o SUS

Em um dos registros, um jovem aparece encostado em uma parede, sendo pressionado. Após poucos segundos, desmaia diante dos colegas. Em outro vídeo, uma adolescente cai com o rosto no chão e demora a recuperar os sentidos.

As cenas, que fazem parte do chamado “desafio do desmaio”, foram gravadas dentro de uma das maiores redes de ensino particular do país, segundo apuração do SBT Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Uma brincadeira que pode matar

De acordo com especialistas, a prática pode causar lesões graves e até a morte. A cardiologista Cristiane Zambolim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que a pressão sobre o tórax interrompe o fluxo sanguíneo e reduz a oxigenação do cérebro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Se fizer isso prolongadamente, pode impedir que o sangue vá com a pressão necessária para o corpo inteiro. O que leva a pessoa a desmaiar é a falta de fluxo de sangue adequada no cérebro”, explica.

Cristiane ainda alerta para o risco de arritmias fatais. “Imagina se leva a uma arritmia, por exemplo. Só deitar a pessoa no chão não adianta. Seria necessário um desfibrilador ali, na hora — e quem vai ter?”

A cardiopediatra Estela Azeka, do Instituto do Coração (Incor), diz que a “brincadeira” é perigosa e pode levar às últimas consequências.

“Essa falta de oxigenação pode causar lesões sérias em órgãos nobres, como o cérebro. Pode até levar à morte.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Vítimas reais de brincadeiras fatais

De acordo com o Instituto Dimicuida, pelo menos 56 crianças e adolescentes morreram ou ficaram com sequelas após desafios perigosos que se popularizaram nas redes sociais na última década no Brasil.

Um dos casos mais recentes é o de Sarah Raíssa, de apenas 8 anos, encontrada desacordada em casa após inalar desodorante aerossol, tentando repetir uma “brincadeira” que viu online. A menina morreu após uma parada cardiorrespiratória.

Por que eles fazem isso?

A neuropsicopedagoga Luciana Abate explica que o cérebro dos adolescentes ainda está em desenvolvimento e que eles são mais vulneráveis à pressão social e à busca por aceitação.

“O córtex pré-frontal, que controla o julgamento e a tomada de decisões, só amadurece por volta dos 25 anos. Eles são mais sensíveis à pressão dos colegas e mais atraídos por recompensas rápidas. É uma forma de se sentirem aceitos, notados, pertencentes”, alerta.
Para ela, o caminho para evitar que mais jovens se envolvam com esses desafios passa por diálogo e estímulo positivo. “É preciso mostrar o quanto eles podem ser produtivos com outras realizações. Projetos que geram engajamento, mas de forma positiva.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atenção redobrada nas redes

Esses desafios muitas vezes envolvem sufocamento, asfixia e até automutilação. São práticas disfarçadas de brincadeira, mas que colocam vidas em risco — muitas vezes dentro das escolas ou mesmo em casa, longe da supervisão de adultos.

“Pais e escolas precisam olhar com atenção para isso e cuidar desses jovens”, alerta a cardiopediatra Estela Azeka.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O Alistamento Militar 2026 está aberto desde 1º de janeiro e segue até 30 de junho em todo o Brasil. O Ministério da Defesa...

Celebridades

O cantor Zé Felipe desembarcou na noite da quarta-feira (31/12) em Natal, onde seguiu para Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte,...

Luto

A influenciadora digital e blogueira Simone Maniçoba, natural de Mossoró, no Oeste potiguar, morreu no domingo (28) após apresentar complicações decorrentes de um procedimento...

Brasil

A Havaianas passou a ser alvo de críticas e pedidos de boicote nas redes sociais após lançar uma campanha publicitária estrelada pela atriz Fernanda...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO