Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Relatório aponta 41 casos de trabalho infantil no RN em 2024

Foto: Reprodução/SPSP

O Rio Grande do Norte registrou o resgate de 41 crianças e adolescentes em situações de trabalho infantil no RN ao longo de 2024. Os dados constam em um relatório divulgado na última terça-feira (10) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As informações fazem parte de um levantamento nacional com base em ações de fiscalização realizadas entre 2023 e 2025.

Leia também:
Mais de 6 mil crianças e adolescentes são retirados do trabalho infantil no Brasil

A divulgação ocorreu às vésperas do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e tem como objetivo mobilizar governos, empregadores, trabalhadores e sociedade civil no enfrentamento ao problema.

No Brasil, a data também é reconhecida pela Lei Nº 11.542/2007 e reforça a importância das campanhas anuais promovidas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os fóruns estaduais e demais entidades.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Legislação protege crianças e adolescentes

A legislação brasileira proíbe expressamente o trabalho de crianças e adolescentes em condições perigosas, noturnas ou insalubres. A Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXXIII, veta qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reforçam a proibição de atividades que comprometam o desenvolvimento físico, moral e psicológico de jovens com menos de 18 anos.

O Brasil é signatário de convenções internacionais como a Convenção 138 (sobre idade mínima) e a Convenção 182 (sobre piores formas de trabalho infantil), ambas da OIT.

As autoridades seguem reforçando que denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do Disque 100 ou diretamente ao Ministério do Trabalho, como forma de proteger o futuro de milhares de crianças em situação de vulnerabilidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A procissão de Sant’Ana reuniu mais de 40 mil fiéis em Caicó, no Seridó potiguar, neste domingo (27), marcando o encerramento da tradicional Festa...

Polícia

No início da tarde deste sábado (26), uma intensa troca de tiros em Extremoz, no Rio Grande do Norte, provoca pânico entre moradores da...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (23), do evento Transformação Digital: um governo para cada pessoa, no Palácio do Planalto,...

Mundo

O potiguar Ailton Soares de Oliveira, de 38 anos, morreu no último sábado (20), às 4h, após quase um mês internado em estado grave em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO