Direitos Humanos

15/6 – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Freepik

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa idosa é celebrado neste mês de junho. Reconhecida oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, a data busca chamar a atenção da sociedade para os abusos físicos, emocionais e financeiros sofridos por idosos em todo o mundo.

Leia também:
Prefeitura combate exploração infantil no São João de Natal

Desde já, é importante destacar que esse tipo de violência afeta profundamente a saúde e a dignidade dos mais velhos. Embora ocorra em todas as partes do mundo, inclusive nos países desenvolvidos, o problema segue amplamente subnotificado e, em muitos casos, tratado como um tabu social.

A Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) criou a data em 2006 com o objetivo de romper o silêncio em torno do tema. A violência pode ocorrer de diversas formas e em ambientes variados, inclusive dentro das próprias famílias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Tipos de violência contra a pessoa idosa

A forma mais comum de agressão é a negligência, quando responsáveis deixam de garantir cuidados básicos, como higiene, saúde e alimentação. Em casos mais graves, o abandono se configura como uma negligência extrema, comprometendo a segurança e o bem-estar do idoso.

Além disso, também são recorrentes os casos de violência física, sexual, psicológica e patrimonial. A violência emocional, por exemplo, inclui xingamentos, ameaças, isolamento social e destruição de pertences, afetando diretamente a autoestima e o equilíbrio mental da vítima.

Durante a pandemia de COVID-19, como destacou o secretário-geral da ONU em 2020, o impacto sobre os idosos foi devastador, acentuando situações de pobreza, discriminação e isolamento.

No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa propõe ações educativas, compartilhamento de boas práticas e criação de protocolos para garantir a integridade física e emocional dos idosos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Casos de violência devem ser denunciados. Os canais disponíveis incluem unidades de saúde, delegacias, o Disque 100 (Direitos Humanos) e o telefone 190, em situações de emergência.

Notícias relacionadas

Mundo

Status legal de imigrantes nos Estados Unidos foi preservado após uma decisão judicial que bloqueou uma iniciativa do governo do presidente Donald Trump. Neste...

Mundo

Presos políticos libertados na Venezuela voltaram ao centro do debate internacional neste domingo (25), após a divulgação de novas solturas em diferentes regiões do...

Brasil

A tragédia de Brumadinho  começa, enfim, a ser examinada pelo Judiciário após sete anos do rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do...

Mundo

Nesse sábado (24), um homem morre baleado por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) durante uma operação federal...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile