Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Câmara de Natal aprova unificação das leis das ZPAs

Câmara de Natal aprova a LOA 2026 com orçamento de R$ 5,85 bilhões. Mais de 300 emendas foram incorporadas ao texto final.
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, de autoria do Executivo, que unifica as normas urbanísticas e ambientais das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da cidade. O texto recebeu 42 emendas parlamentares e representa um marco para a legislação ambiental da capital potiguar.

Leia também:
Corpus Christi: comércio e shoppings de Natal terão horários especiais

Atualmente, as ZPAs são regidas por diferentes leis, algumas criadas entre as décadas de 1990 e 2000, e outras mais recentes, de dezembro de 2022. A nova proposta visa compatibilizar esses dispositivos legais, padronizando a regulamentação das zonas e adequando-as ao Plano Diretor em vigor.

Emendas e posições divergentes

Durante a votação, foram rejeitadas 28 emendas: seis apresentadas pelo vereador Daniel Valença (PT), uma por Eribaldo Medeiros (Rede) e 21 pela vereadora Brisa Bracchi (PT). No entanto, Brisa conseguiu aprovar outras quatro emendas de forma consensual, totalizando 16 alterações no texto final.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Apesar de nossa opinião ser contrária a todo o projeto, a gente fica feliz de ter conseguido aprovar 16 emendas no sentido do que a gente defende: da proteção, da segurança jurídica, de garantir que os limites das subzonas dentro de uma zona de proteção ambiental sejam respeitados”, declarou Brisa Bracchi durante a sessão.

Para o líder do governo, vereador Aldo Clemente (PSDB), a aprovação encerra um processo legislativo relevante para a cidade. “Natal ganha uma nova legislação na parte ambiental das ZPAs, com emendas consensualizadas e um trabalho técnico importante”, afirmou.

Outros projetos aprovados

Além da matéria sobre as ZPAs, os parlamentares aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei nº 278/2025, que define as diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026. Também foi aprovada a 4ª revisão do Plano Plurianual (PPA 2022-2025), por meio do Projeto de Lei nº 376/2025. Ambas as matérias devem voltar à pauta entre os dias 25 e 26 de junho.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal instituiu a Comissão para Estruturação da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública e Serviços Digitais. A medida representa mais um avanço...

Educação

A Prefeitura do Natal reforça, mais uma vez, o incentivo à matrícula de novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos. A EJA em...

Rio Grande do Norte

Em função das chuvas registradas no Rio Grande do Norte nos últimos dois dias, a Coordenação-Geral do Programa Central do Cidadão suspendeu o atendimento...

Cultura

O Teatro Sesc Sandoval Wanderley inicia o ano de 2026 com uma programação cultural diversificada nos meses de janeiro e fevereiro, reunindo espetáculos teatrais,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO