Educação

UFRN aprova 1.554 vagas EaD e mudanças na política de cotas

Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (17), a oferta de 1.554 vagas para cursos de graduação na modalidade educação a distância (EaD), com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025.

Leia também:
Enem 2025: prazo da taxa de inscrição é prorrogado até 27 de junho

A medida foi organizada pela Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN) e atende a uma distribuição feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contemplando 10 cursos diferentes.

Durante a reunião, presidida pelo reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, a relatora do processo, professora Elda Melo (Pró-Reitora de Graduação), explicou que a oferta precisa ser realizada até agosto de 2025, por conta das mudanças no marco regulatório da EaD no Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A partir de agosto, cursos de licenciatura só poderão ser oferecidos de forma presencial ou semipresencial. Essas vagas representam uma ação estratégica para garantir o aproveitamento das oportunidades oferecidas pela CAPES”, afirmou Elda.

Mudanças na política de cotas

O Consepe também aprovou uma nova norma para os processos seletivos da UFRN, em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A partir dos próximos editais de concursos públicos e processos seletivos simplificados, será adotada a cláusula de barreira para candidatos com deficiência (PCD), em número equivalente ao de vagas da ampla concorrência.

A nova regra garante isonomia entre todas as cotas, incluindo as destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e PCD, desde que os candidatos atinjam uma nota mínima exigida para aprovação nas etapas do certame.

Criação de novo departamento

A sessão do Consepe aprovou ainda a criação do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA/CT), no Centro de Tecnologia, por meio do desmembramento do Departamento de Engenharia Química (DEQ/CT). A medida visa atender à crescente demanda acadêmica e fortalecer a área de pesquisa e ensino no setor de alimentos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) abriu inscrições para que empresas do setor alimentício...

Saúde

O último domingo (19) foi de emoção e gratidão para o adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos. Em um vídeo publicado...

Saúde

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio) assinaram, nesta...

Saúde

O avanço da esporotricose em Natal, doença que afeta principalmente mulheres entre 35 e 65 anos, tem despertado preocupação entre pesquisadores da Universidade Federal...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile