O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (19) uma ordem executiva que estende por mais 90 dias o funcionamento do TikTok no país, com intuito de ganhar mais tempo de negociação para um possível acordo que transforme a plataforma em uma propriedade norte-americana. O anúncio foi feito por Trump em sua rede social, Truth Social.
Leia também:
Amazon faz oferta para assumir operação do Tiktok nos Estados Unidos, diz jornal
“Como já disse diversas vezes, o presidente Trump não quer que o TikTok fique indisponível. Esta extensão durará 90 dias, período em que o governo trabalhará para garantir que este acordo seja fechado para que o povo americano possa continuar a usar o TikTok com a garantia de que seus dados estão seguros e protegidos”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na última terça-feira (17).
Essa é a terceira vez que o líder norte-americano prorroga o prazo, após a decisão unânime do Congresso que proibiu a plataforma controlada pela China de atuar nos EUA, por razões de “segurança nacional”: a primeira aconteceu em 20 de janeiro, no primeiro dia de mandato de Trump; a segunda foi em abril, quando a alta cúpula da Casa Branca acreditava estar próxima de um acordo com a ByteDance, dona da plataforma, que converteria o TikTok em uma nova empresa com propriedade americana. Porém, a negociação não avançou diante do tarifaço de Trump sobre importações chinesas.
Atualmente, o presidente americano conta com mais de 15 milhões de seguidores no TikTok. O perfil dele foi criado em 2024 e, segundo o próprio Trump, o ajudou a conquistar eleitores jovens.
*SBT News, com informações da Associated Press
