Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

China pede cessar-fogo imediato no Irã

Bandeira da China | Pexels

Durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (22), a China fez um forte apelo por um cessar-fogo imediato no Irã. O encontro, convocado após os bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas, reuniu diplomatas das principais potências mundiais.

Leia também:
Agência atômica da ONU convoca reunião e alerta sobre ataques nucleares

O embaixador chinês na ONU, Fu Cong, condenou veementemente os ataques norte-americanos e afirmou que a ação viola a soberania do Irã e o direito internacional. “Esses atos aumentam as tensões no Oriente Médio e minam o regime de não proliferação nuclear”, declarou.

Além disso, ele cobrou que Israel, também envolvido no conflito, se junte a um cessar-fogo urgente. “A paz não será alcançada com o uso da força. O diálogo e a negociação continuam sendo caminhos viáveis e indispensáveis”, ressaltou o diplomata.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Conselho da ONU e tensão nuclear

Ainda durante seu discurso, Fu Cong destacou que o cessar-fogo imediato no Irã é essencial para evitar uma escalada incontrolável. Ele pediu que o Conselho de Segurança da ONU atue com responsabilidade, defendendo a segurança internacional.

China, Rússia e Paquistão apresentaram um projeto de resolução propondo a interrupção imediata dos ataques, a proteção de civis e a retomada de negociações.

O conflito se intensificou após os Estados Unidos atacarem, no sábado (21), três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. Israel, por sua vez, já havia lançado ofensivas na região no dia 13, acusando Teerã de tentar desenvolver armas nucleares.

O Irã nega qualquer intenção militar em seu programa nuclear e alega estar comprometido com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. A AIEA, no entanto, acusa o país de descumprir obrigações técnicas, embora não tenha provas da fabricação de ogivas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Internacional

Cerca de 2 mil pessoas morreram durante os protestos no Irã, segundo declaração de uma autoridade iraniana à agência Reuters nesta terça-feira (13). As...

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas redes sociais uma imagem em que se apresenta como presidente interino da Venezuela, gesto que...

Mundo

Regime venezuelano libertou 18 opositores nesse sábado (10). A medida ocorreu uma semana depois da incursão militar dos Estados Unidos no país, que resultou...

Mundo

O número de mortes em protestos no Irã ultrapassou a marca de 500 neste domingo (12), conforme levantamento divulgado pelo grupo de direitos humanos...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO