Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

IOF: Disputa entre Governo e Congresso se intensifica após decisão do STF

Foto: Reprodução

A recente disputa sobre IOF evidenciou, mais uma vez, o clima de tensão entre os poderes da República. A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender tanto o decreto presidencial que aumentava o imposto quanto o decreto legislativo que o anulava, gerou reações imediatas e antagônicas entre Executivo e Legislativo.

Leia também:
Deputados aprovam projetos que reforçam política de proteção animal no RN

Embora ambos os lados tenham inicialmente comemorado a medida, ficou claro que a disputa está longe de ser apenas técnica. Desde já, o Governo interpretou o voto do ministro como um reconhecimento de que o Congresso extrapolou suas funções ao barrar um decreto do Executivo. Por outro lado, líderes da Câmara entenderam que Moraes endossou o desejo do parlamento de impedir aumentos de impostos.

Audiência de conciliação tentará apaziguar poderes

O ministro Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre os dois poderes para o dia 15 de julho, em Brasília. Além disso, concedeu prazo de cinco dias para que Executivo e Legislativo apresentem justificativas formais para suas ações.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante evento no Rio de Janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o decreto presidencial visava combater a sonegação. “Se eu entendesse o decreto como irregular, eu não teria proposto. O que a Fazenda fez foi inibir a sonegação de impostos”, declarou.

Além disso, o advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou o entendimento de que houve violação da separação de poderes e disse que a AGU irá demonstrar a constitucionalidade do decreto na audiência.

Por outro lado, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que a decisão do STF foi coerente com o posicionamento da maioria parlamentar. “Continuamos abertos ao diálogo institucional, com respeito e serenidade”, publicou em suas redes sociais.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Morre aos 70 anos, Walter Byron Dore Júnior, integrante de uma das famílias mais tradicionais da indústria de bebidas do Nordeste. A Dore Refrigerantes...

Economia

As corridas por aplicativo mais caras deixaram de ser apenas sensação no bolso e passaram a ser um dado oficial. Os números do IPCA...

Política

A gestão Lewandowski  foi amplamente elogiada por autoridades do Judiciário e do governo federal após a saída de Ricardo Lewandowski do comando do Ministério...

Política

A saúde de Bolsonaro voltou ao centro do debate público após declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na sexta-feira (9), ela afirmou que o ex-presidente...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO