Brasil decide AmeriCup feminina de basquete neste domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), diante dos Estados Unidos. A final será disputada em Santiago, no Chile, no Centro de Deportes Colectivos. A seleção brasileira chega invicta à decisão após bater a Argentina por 108 a 68 na semifinal, no último sábado (5).
Leia também:
Brasileirão Feminino A1: Santos, Atlético-MG e Botafogo voltam à elite
O confronto repete a final da edição passada da AmeriCup, quando o Brasil venceu as norte-americanas por 69 a 58, no México, e conquistou seu sexto título. O país é o maior campeão da história do torneio, que reúne seleções das Américas do Sul, Central e do Norte.
Brasil decide AmeriCup e pode garantir vaga no Mundial
Assim, caso consiga conquistar o sétimo título, o Brasil se classifica diretamente para a Copa do Mundo de Basquete Feminino, marcada para setembro de 2026, em Berlim, na Alemanha. Caso termine com o vice-campeonato, a equipe precisará disputar um torneio classificatório organizado pela Fiba.
E, na semifinal, Bella Nascimento se destacou com 22 pontos, sendo 18 deles em arremessos de três. Natural dos EUA, mas filha de brasileira, ela atua no basquete universitário norte-americano. As pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que jogam na WNBA, também tiveram atuações sólidas, com 16 pontos cada.
Além disso, a ala Thayná Silva, do Sampaio Corrêa, foi um dos nomes de destaque entre as jogadoras que atuam na LBF. Ela contribuiu com 11 pontos e nove rebotes.
