Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Lula critica EUA por revogarem vistos de ministros do STF

Foto: Ricardo Stuckert

Lula critica EUA pela decisão de revogar os vistos de entrada de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares. O presidente classificou a medida como “arbitrária” e “sem qualquer fundamento”. A declaração foi feita neste sábado (19), em nota oficial.

Leia também:
EUA revogam visto de Alexandre de Moraes e aliado

De acordo com Lula, a ação representa uma interferência inaceitável no sistema de Justiça brasileiro. Além disso, ele alertou para os riscos que atitudes como essa trazem à soberania nacional. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, afirmou o presidente.

Lula critica EUA e reforça apoio ao STF

Por outro lado, Lula reafirmou seu apoio irrestrito ao Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, as instituições brasileiras continuarão firmes em sua missão de preservar o Estado Democrático de Direito.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais: defender e preservar o Estado Democrático de Direito”, pontuou.

A decisão de cancelar os vistos foi anunciada na sexta-feira (18) pelo senador Marco Rubio, ex-secretário de Estado do governo Donald Trump. Em seguida, Rubio utilizou suas redes sociais para acusar o ministro Alexandre de Moraes de liderar uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, ele afirmou que o STF brasileiro estaria construindo um “complexo de perseguição e censura” que extrapola as fronteiras do país.

Como resultado, a medida gerou reações negativas por parte do governo brasileiro e provocou tensões diplomáticas. Logo, o episódio reacende o debate sobre os limites da soberania nacional frente a ações externas.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

Regime venezuelano libertou 18 opositores nesse sábado (10). A medida ocorreu uma semana depois da incursão militar dos Estados Unidos no país, que resultou...

Mundo

O número de mortes em protestos no Irã ultrapassou a marca de 500 neste domingo (12), conforme levantamento divulgado pelo grupo de direitos humanos...

Mundo

Neste domingo (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo cubano perdeu o acesso ao petróleo e ao dinheiro venezuelano....

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para proteger a receita do petróleo venezuelano mantida em contas do Tesouro americano e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO