Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Quaest: 59% apoiam operação contra Bolsonaro nas redes

A suspensão de benefícios de Bolsonaro foi determinada pela Justiça Federal, que ordenou à União bloquear servidores, veículos e assessores em 48 horas.
Foto: Reprodução/TV Justiça

A operação contra Bolsonaro mobilizou fortemente as redes sociais, de acordo com levantamento da Quaest divulgado neste sábado (19). O instituto identificou que 59% das menções na internet aprovaram a ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, 41% das postagens se manifestaram em defesa do ex-mandatário.

Leia também:
Bolsonaro passa primeiro fim de semana sob ordem de reclusão

A pesquisa utilizou a metodologia de Social Listening, que monitora as principais plataformas digitais, como X, Instagram, Facebook, YouTube e aplicativos de mensagem, até as 17h da sexta-feira (18). Foram coletadas mais de 1,3 milhão de menções sobre o tema, com alcance estimado em 105 milhões de perfis por hora.

Polarização marca reação digital à operação contra Bolsonaro

Ainda segundo a Quaest, a operação contra Bolsonaro gerou um ambiente digital fortemente polarizado. Parte dos usuários acusou o Supremo Tribunal Federal de abuso de poder e comparou a decisão judicial a regimes autoritários.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre os críticos à ação, 11% das postagens trataram as medidas como “perseguição política” ou “censura”. Além disso, nos grupos bolsonaristas do WhatsApp, Telegram e Discord, 32% das menções miraram diretamente o STF, em especial o ministro Alexandre de Moraes, responsável por autorizar a operação.

Por outro lado, defensores da medida destacaram que a atuação da Justiça é legítima diante das acusações de coação, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional. Bolsonaro passou a cumprir medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Interesse sobre o tema cresce nas buscas

A pesquisa também mostrou aumento expressivo nas buscas por “Bolsonaro” no Google, que cresceram cinco vezes em relação à média de junho. O termo “tornozeleira” também registrou alta. Já o nome de Alexandre de Moraes não teve o mesmo aumento de interesse.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A Corregedoria da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro abriu um processo administrativo disciplinar sumário para apurar a ausência de Eduardo Bolsonaro (PL-SP)...

Política

Partidos políticos divulgaram uma nota conjunta de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, após a deflagração de uma operação da Polícia Federal que...

Política

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, em entrevista ao SBT Brasil, que a campanha de 2026 já está em andamento nos bastidores da...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu à Justiça, nesta terça-feira (27), autorização para receber visitas no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, conhecido como...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO