Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Câncer colorretal que matou Preta Gil é comum em pessoas com até 50 anos? Veja sinais de atenção

Foto: Divulgação

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos, nesse domingo (20), após uma longa e corajosa batalha contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.

Ao longo de pouco mais de um ano, a artista passou por diferentes fases do tratamento, incluindo quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, por fim, um estudo clínico experimental nos Estados Unidos, conhecido como terapia-alvo. No entanto, a doença evoluiu de forma agressiva e acabou levando à sua morte.

A despedida precoce de Preta Gil levanta um alerta: por que o câncer de intestino tem afetado cada vez mais pessoas com menos de 50 anos?

O coloproctologista Alexandre Nishimura explica que o câncer colorretal, ao contrário do que muitos pensam, não é raro nem exclusivo de idosos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sinais que merecem atenção

Segundo Nishimura, os sintomas mais frequentes incluem sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal (como diarreia ou prisão de ventre), cólicas abdominais, distensão abdominal, anemia sem causa aparente, perda de peso e, em alguns casos, vômitos.

Fatores de risco e prevenção

Diferentemente do que se imagina, o histórico familiar não é o principal fator de risco.
Alimentos ultraprocessados, embutidos, frituras e dietas pobres em fibras aumentam significativamente o risco. Por outro lado, a prática regular de atividade física, o controle do peso e uma alimentação balanceada ajudam na prevenção, segundo Nishimura.

Diagnóstico precoce

Exames como a colonoscopia, indicados a partir dos 45 anos – ou antes, caso haja fatores de risco –, podem identificar lesões precoces e até impedir que um pólipo evolua para um câncer. Segundo o oncologista Márcio Almeida, cerca de 98% dos casos de câncer são o adenocarcinoma.

LEIA TAMBÉM: PM encontra mais de 1 kg de entorpecentes no Vale Dourado

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Saúde

O consumo de ultraprocessados aumentou de forma expressiva nos últimos quarenta anos, segundo uma série de artigos publicados por uma revista científica internacional. O...

Saúde

A Vacina da Covid-19 pode desempenhar um novo papel no tratamento de diferentes tipos de câncer, segundo um estudo conduzido por pesquisadores dos Estados...

Saúde

O câncer segue como uma das principais causas de mortalidade no país. Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou cerca de 705 mil casos,...

Saúde

As mortes prematuras por câncer em pessoas em idade produtiva resultaram em perdas econômicas de US$ 7,4 bilhões no Brasil em 2022. O dado...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO