Trump e União Europeia firmaram um acordo neste domingo (27) para reduzir tarifas comerciais entre os dois blocos. Após reunião na Escócia com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o presidente norte-americano anunciou a diminuição das tarifas de exportação de 30% para 15%.
Leia também:
Tarifas dos EUA ao Brasil entrarão em vigor dia 1º de agosto, diz secretário dos EUA
Além disso, o pacto inclui um pacote de investimentos de US$ 600 bilhões da União Europeia nos Estados Unidos. O bloco europeu também se comprometeu a realizar compras expressivas de energia e equipamentos militares norte-americanos, o que reforça o vínculo econômico entre as potências.
Trump e União Europeia discutem exportações e tarifas
Anteriormente, Donald Trump havia declarado que havia 50% de chance de um entendimento entre as partes. Segundo ele, os principais entraves estavam nas barreiras comerciais impostas à exportação de automóveis e produtos agrícolas dos EUA para a Europa. No entanto, o diálogo avançou de forma positiva.
Durante o encontro, Trump destacou que as novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto, com exceção dos setores de aço e alumínio, que manterão a taxa de 50%.
“Todos os acordos começam em 1º de agosto, exceto aço e alumínio. Arrecadamos centenas de bilhões só com esses dois setores. Isso é justo”, afirmou o presidente.
Mais cedo, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, também confirmou à Fox News que as tarifas definidas pelo governo entrarão em vigor sem prorrogações ou períodos de carência. Segundo ele, a Alfândega começará a arrecadação imediatamente.
