O programa Carro Sustentável, lançado recentemente pelo governo federal, já apresenta resultados expressivos no mercado automotivo. Em julho, as vendas de carros 1.0 cresceram 13% em relação a junho e 11,35% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Leia também:
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 85 milhões neste sábado (2)
Os números foram divulgados pelo presidente da Fenabrave, Arcélio Alceu dos Santos Junior, durante visita a concessionárias de Brasília neste sábado (2). Ele esteve acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Redução de IPI estimula mercado com apoio das montadoras
De acordo com Alckmin, a isenção do IPI para veículos mais leves e econômicos tem papel fundamental no sucesso do Carro Sustentável. “O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população”, afirmou o ministro.
Além disso, o programa favorece veículos com eficiência energética, uso de energia limpa e alto índice de reciclabilidade. Com isso, o valor de alguns modelos de entrada caiu até R$ 13 mil, o que atraiu uma nova leva de consumidores.
Como resultado direto, uma concessionária da Fiat relatou que as vendas do Argos saltaram de 40 para 76 unidades, enquanto o Mobi passou de 25 para 40 em apenas um mês. Alckmin também visitou lojas da Renault, Chevrolet, Volks e Hyundai nas últimas semanas.