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INSS devolve valores a 98% dos aposentados com descontos indevidos; veja como receber

Aplicativo Meu INSS devolução de valores
Foto: Reprodução Redes sociais

INSS devolve valores a 98% dos aposentados com descontos indevidos; veja como receber

Mais de 1,64 milhão de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício já receberam o ressarcimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7), 98,5% dos beneficiários que aderiram ao acordo tiveram o depósito direto na conta onde recebem o pagamento mensal.

Ao todo, 2,43 milhões de beneficiários podem aderir ao acordo. Até agora, 68,6% formalizaram a solicitação. O valor é integral, corrigido pela inflação e pago em até três dias após a adesão, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários.

Quem pode aderir

O acordo é válido para segurados que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta das entidades associativas no prazo de até 15 dias úteis. A reparação cobre descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025.

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Não é necessário ingressar na Justiça, e quem já tem ação judicial também pode aderir, desde que ainda não tenha sido ressarcido.

Como aderir ao acordo

O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou em mais de 5 mil agências dos Correios. No aplicativo, o segurado deve:

  1. Entrar com CPF e senha;

  2. Acessar “consultar pedidos”;

  3. Clicar em “cumprir exigência”;

  4. Selecionar “sim” na opção “aceito receber”.

O prazo mínimo para contestar descontos vai até 14 de novembro de 2025, mas o acordo permanecerá disponível após essa data.

Nova fase do acordo

O INSS vai abrir uma nova etapa para incluir beneficiários que receberam respostas com assinaturas falsificadas. Esses segurados também terão direito ao ressarcimento.

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Até agora, as entidades apresentaram resposta para 1.068.046 pedidos, que estão em análise. Nesses casos, a opção de adesão ainda não está disponível.

Alerta contra golpes

O INSS reforça que não envia links ou mensagens pedindo dados pessoais, não cobra taxas e não utiliza intermediários. Os canais oficiais são:

  • Aplicativo Meu INSS;

  • Site oficial do INSS;

  • Central 135;

  • Agências dos Correios.

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