INSS devolve valores a 98% dos aposentados com descontos indevidos; veja como receber
Mais de 1,64 milhão de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício já receberam o ressarcimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7), 98,5% dos beneficiários que aderiram ao acordo tiveram o depósito direto na conta onde recebem o pagamento mensal.
Ao todo, 2,43 milhões de beneficiários podem aderir ao acordo. Até agora, 68,6% formalizaram a solicitação. O valor é integral, corrigido pela inflação e pago em até três dias após a adesão, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários.
Quem pode aderir
O acordo é válido para segurados que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta das entidades associativas no prazo de até 15 dias úteis. A reparação cobre descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025.
Não é necessário ingressar na Justiça, e quem já tem ação judicial também pode aderir, desde que ainda não tenha sido ressarcido.
Como aderir ao acordo
O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou em mais de 5 mil agências dos Correios. No aplicativo, o segurado deve:
Entrar com CPF e senha;
Acessar “consultar pedidos”;
Clicar em “cumprir exigência”;
Selecionar “sim” na opção “aceito receber”.
O prazo mínimo para contestar descontos vai até 14 de novembro de 2025, mas o acordo permanecerá disponível após essa data.
Nova fase do acordo
O INSS vai abrir uma nova etapa para incluir beneficiários que receberam respostas com assinaturas falsificadas. Esses segurados também terão direito ao ressarcimento.
Até agora, as entidades apresentaram resposta para 1.068.046 pedidos, que estão em análise. Nesses casos, a opção de adesão ainda não está disponível.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não envia links ou mensagens pedindo dados pessoais, não cobra taxas e não utiliza intermediários. Os canais oficiais são:
Aplicativo Meu INSS;
Site oficial do INSS;
Central 135;
Agências dos Correios.
