Neste sábado (9), algumas cidades do Rio Grande do Sul amanheceram com neve, fenômeno pouco comum na região, mas esperado devido à massa polar que atinge o estado. A neve no Rio Grande do Sul foi registrada principalmente em localidades de altitude elevada, como Cambará do Sul, que fica a mais de 1.000 metros e é conhecida pelos seus cânions e serras.
Leia também:
Memorial marca um ano da tragédia da Voepass em Vinhedo
Além disso, a temperatura em Cambará do Sul chegou a cerca de 2ºC, contribuindo para a formação dos flocos. Outras cidades também enfrentaram baixas temperaturas, como São José dos Ausentes, que marcou 0,4ºC, Vacaria com 0,6ºC e Palmeira das Missões com 1,1ºC.
Massa polar segue trazendo frio intenso até quarta-feira
A Defesa Civil do estado confirmou a ocorrência de neve, mas garantiu que, até o momento, não houve transtornos graves provocados pelo fenômeno. De acordo com previsões da Climatempo, a massa de ar polar continuará atuando sobre o Rio Grande do Sul até pelo menos quarta-feira (13), tornando o frio mais intenso a partir deste domingo (10).
Além disso, o frio não ficará restrito ao Sul: no início da próxima semana, a massa polar deve avançar para o Centro-Sul do Brasil, incluindo regiões do Sudeste e Centro-Oeste, provocando temperaturas mínimas abaixo de 10°C em diversas cidades brasileiras.
