A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) afirmou que está tomando medidas emergenciais para garantir o abastecimento de insumos e a reabertura dos leitos de UTI neonatal e pediátrica no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes. A ação ocorre após requerimento formalizado pelo Ministério Público do RN (MPRN), Defensoria Pública do RN (DPE/RN) e Conselho Regional de Medicina (CREMERN) solicitando medidas urgentes para regularizar a capacidade de atendimento da unidade, referência estadual em alta complexidade pediátrica e neonatal.
Leia também:
Vacina experimental avança contra câncer de pâncreas e colorretal
O bloqueio de sete leitos de UTI – cinco neonatais e dois pediátricos – por falta de medicamentos e materiais básicos comprometeu o atendimento a recém-nascidos, crianças e adolescentes em estado grave. Segundo o sistema Regula Leitos, 12 pacientes aguardavam vagas na segunda-feira (11), alguns com prioridade clínica máxima.
No requerimento, as instituições pedem que a Sesap desbloqueie os leitos em até 48 horas, além da ativação imediata de 10 novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo), cuja estrutura está pronta, mas inoperante por falta de recursos humanos e materiais.
Alexandre Mota, secretário de saúde do RN, explicou que a crise de abastecimento está sendo enfrentada com requisições administrativas às empresas fornecedoras para garantir o pagamento e a entrega rápida dos insumos necessários à reabertura dos leitos, assegurando o atendimento contínuo na unidade.
