O Governo do Rio Grande do Norte está investindo R$ 7 milhões no mercado sul-americano nos próximos 12 meses para atrair mais turistas internacionais e ampliar a conectividade aérea com países vizinhos. A Argentina, maior emissor de turistas para o estado, é o foco principal dessa estratégia.
Leia também:
Natal Airport lança mapa 3D interativo para passageiros
O investimento já começa a gerar resultados: a Jetsmart anunciou voo diário direto de Buenos Aires a Natal a partir de 30 de dezembro, a primeira conexão regular internacional em 26 anos, desde a ligação para Lisboa via TAP, em 1999.
Segundo o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, o planejamento de marketing e promoção voltado à América do Sul, com destaque para Argentina e Chile, aliado a recursos da governadora Fátima Bezerra, permitiu atrair o interesse de companhias aéreas e aumentar significativamente a oferta de assentos. “Só com esse voo diário garantimos incremento de mais de 300% em relação à alta temporada deste ano, com projeção de 26.424 assentos de janeiro a março de 2026”, destaca.
Voos diários, segundo Raoni, reduzem desistências por falta de disponibilidade e atraem um público novo, que antes viajava via São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, a Jetsmart, companhia ultralowcost, oferece passagens mais acessíveis, democratizando o acesso dos potiguares a viagens internacionais.
O mercado argentino registrou crescimento de 136,9% nos primeiros seis meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Para reforçar a estratégia, o Governo do RN realizará campanhas cooperadas com operadoras de turismo latino-americanas, ações da própria Jetsmart, eventos, feiras, roadshows, imprensa, propaganda online e OOH.
Em setembro, o Rio Grande do Norte terá stand próprio na FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina), em Buenos Aires, com apresentações culturais, ativações gastronômicas e o lançamento oficial do novo voo, com a presença da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
