Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Meio Ambiente

Tartaruga-verde ferida chega ao RN para tratamento veterinário

Tartaruga-verde ameaçada de extinção chega ao RN após colisão em Fernando de Noronha. Recebe cuidados no PCCB-UERN e CEMAM.
Foto: Divulgação

Uma tartaruga-verde juvenil (Chelonia mydas), espécie ameaçada de extinção, chegou ao Rio Grande do Norte neste fim de semana para receber cuidados veterinários após sofrer ferimentos graves em colisão com uma embarcação em Fernando de Noronha (PE).

Leia também:
Águas do São Francisco atingem 3,80 metros e caminham para Oiticica

O transporte aéreo envolveu a Fundação Pró-TAMAR e a Força Aérea Brasileira (FAB), com pouso na Base Aérea de Natal no sábado (16), sendo recebida pelas equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM) e do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN).

Lesões e tratamento

A tartaruga apresenta três lesões causadas por hélice — uma próxima ao crânio e duas na carapaça — e quadro de pneumonia. Apesar da gravidade, o prognóstico é positivo: bom escore corporal, boa hidratação e reflexos preservados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os primeiros exames, incluindo raio-X e coleta de sangue, já foram realizados, e a recuperação poderá levar de seis meses a um ano, dependendo da cirurgia e acompanhamento.

No domingo (17), o animal foi transferido para o Centro de Reabilitação de Fauna (CRF) do PCCB-UERN, em Areia Branca, onde permanecerá sob monitoramento intensivo, com oferta alimentar e ultrassonografia para avaliar a função respiratória.

“É um caso extremamente grave, mas estamos empenhados em oferecer todo o suporte possível. Cada vida marinha importa, e operações como esta reforçam o RN como referência no atendimento de fauna marinha no Nordeste”, afirmou Flávio Lima, coordenador do PCCB-UERN.

Importância ecológica e chamada à ação

A tartaruga-verde desempenha papel crucial nos ecossistemas costeiros e sua conservação é vital. O caso reforça a urgência de iniciativas de conservação e educação ambiental.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Proteger a vida marinha é proteger o futuro das nossas comunidades costeiras. Cada parceria fortalece a nossa capacidade de salvar vidas e preservar os oceanos”, destacou Daniel Solon, presidente do CEMAM.

Em caso de animais marinhos encalhados, vivos ou mortos, o contato deve ser feito:

  • Litoral Setentrional (Areia Branca e região): (84) 9 8843 4621

  • Litoral Oriental (Natal e região): (84) 9 9943 0058

Notícias relacionadas

Cidades

Um cachorro foi resgatado de bueiro na marginal da BR-101, nesta quarta-feira (30), em Goianinha (RN), chamando a atenção de moradores e motoristas que...

Cidades

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou um cachorro ferido às margens da BR-406, no município de São Gonçalo do Amarante (RN) na manhã desta...

Brasil

Um momento inusitado surpreendeu pescadores e ambientalistas no Pantanal do Mato Grosso do Sul. No último fim de semana, um pescador fisga onça-pintada filhote...

Meio Ambiente

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) identificou, nesta quarta-feira (19), uma situação crítica de contaminação ambiental no litoral...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO