A empresa Turc Operações Marítimas, especializada em engenharia e manutenção naval, venceu o leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal, realizado na bolsa de valores B3, em São Paulo, nesta segunda-feira (18).
Leia também:
Governo lança novo edital para concessão do terminal pesqueiro de Natal
A proposta da Turc foi a única habilitada e garante à empresa 20 anos de administração, revitalização e modernização do terminal, que é fundamental para a pesca artesanal, industrial e atividades de aquicultura no estado.
Governo celebra avanço
A governadora Fátima Bezerra comemorou o leilão como um marco para o desenvolvimento do RN. “Temos agora a possibilidade de ver o terminal em operação, gerando emprego e renda para o Rio Grande do Norte.”, destacou.
O secretário da SAPE, Guilherme Saldanha, destacou a relevância histórica da iniciativa. “Depois de 15 anos, ver a possibilidade do Terminal Pesqueiro Público entrar em operação com a iniciativa privada é um marco. Esperamos retomar exportações para Europa e abrir mercado na China, fortalecendo o setor.”, comentou.
Estrutura do terminal
Localizado no bairro da Ribeira, próximo ao Porto de Natal, o terminal ocupa 13.500 m², com 4.800 m² de área construída. A obra começou em 2009, mas foi interrompida em 2010 com 95% da estrutura concluída, sem nunca ter entrado em operação.
Com a concessão à iniciativa privada, a expectativa é que o terminal se torne um polo estratégico para a indústria pesqueira e a pesca artesanal do Rio Grande do Norte, fortalecendo a economia local e gerando novos empregos.
