O Brasil fez história na Copa do Mundo de Halterofilismo, realizada no Chile. Mesmo sem todos os atletas da Seleção principal, o país alcançou o pódio em todas as provas, inclusive as dos três atletas potiguares da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) que estavam na disputa.
Júnior França faturou o bronze na prova individual da categoria -59kg, com 171kg levantados. E ainda levou o ouro com o time masculino. “Foi muito trabalho até aqui, aprendi muito e fiz bem mais do que estava fazendo nos treinos. Volto do Chile muito satisfeito com meus resultados”, diz o paratleta da Sadef.
No feminino, mais dois bronzes: Alane Dantas, da categoria +86kg levantou 119kg; e Naira Gomes, da categoria -61kg, que levantou 96kg e se emocionou com a conquista. “Chorei na finalização da competição, lembrando que venho de uma família ribeirinha do Alto Xingu, e pelas dificuldades enfrentadas, muitas vezes pensei que os sonhos estão distantes de nós. Mas Deus realiza sonhos e sou muito grata pela alegria de viver que o esporte me trouxe”, celebra Naira.
“Foi a primeira competição internacional do ano, e representou um passo importante na trajetória da seleção, oferecendo vivência internacional valiosa e preparando os atletas para o próximo Mundial, que abrirá as portas do novo ciclo paralímpico rumo a Los Angeles 2028”, explica Carlos Williams, técnico da Sadef também convocado para a seleção brasileira.
