A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (Fetarn) promove, nesta quarta-feira (20), a 22ª edição do Grito da Terra RN, sob o lema “Fortalecer o Campo é Garantir o Futuro”. A programação terá início com a concentração às 13h, na Praça 7 de Setembro, reunindo caravanas vindas de diversas regiões do estado. Logo depois, às 14h, acontece a Audiência Pública “Cenários da Agricultura Familiar no RN”, na Assembleia Legislativa, de proposição do deputado Francisco do PT.
De acordo com a Fetarn, o Grito da Terra RN é mais que um ato reivindicatório. “É um chamado à responsabilidade compartilhada. Fortalecer a agricultura familiar é garantir comida de qualidade na mesa, proteger o meio ambiente, movimentar a economia local e preservar a cultura do nosso povo. É lutar pelo presente e pelo futuro do Rio Grande do Norte”, afirma o presidente da entidade, Erivam do Carmo.
Veja a pauta oficial das reinvindicações
* Plano Estadual Emergencial de Convivência com a Seca, com coordenação intersetorial e participação social;
* Aceleração da perfuração, recuperação e equipagem de poços;
* Ampliação de tecnologias de captação e armazenamento de água, como cisternas e barragens subterrâneas;
* Distribuição emergencial de ração animal e água potável;
* Linha emergencial de crédito rural desburocratizado;
* Recuperação de rodovias estaduais para escoamento da produção.
Além das ações emergenciais, o documento reforça eixos estratégicos para o futuro da agricultura familiar, incluindo: regularização fundiária, agroindustrialização familiar, fortalecimento de mercados institucionais, incentivo às energias renováveis, apoio às mulheres, juventude e terceira idade rurais, defesa ambiental e reestruturação dos órgãos públicos estratégicos para o setor
