O Brasil encerrou os Jogos Pan-Anamericanos Júnior em Assunção (Paraguai) com uma campanha histórica, segundo avaliação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além disso, a delegação conquistou 175 pódios, incluindo 70 medalhas de ouro, e garantiu 48 vagas diretas para o Pan adulto de Lima, em 2027, superando todos os objetivos traçados.
Leia também:
Dulce Maria e Maria Clara brilham no título brasileiro Sub-17
A participação contou com 363 atletas brasileiros. Eles disputaram diversas modalidades e, consequentemente, elevaram o desempenho nacional em relação à edição anterior, realizada em Cali. O presidente do COB, Marco La Porta, destacou que o Brasil alcançou todas as metas: estar entre os três primeiros, superar o número de ouros e aumentar as vagas por atletas e modalidades para o Pan de Lima.
Resultados históricos e metas superadas
Segundo La Porta, “o balanço é extremamente positivo. Superamos o número de ouros, de vagas por atletas e de vagas por modalidade para o Pan de 2027. Além disso, foi fundamental para os atletas adquirirem experiência internacional e entenderem a sistemática das competições”.
O chefe de missão pelo COB, Leandro Guilheiro, reforçou que os resultados ultrapassaram as expectativas. Ele acrescentou: “Vimos como os atletas valorizaram a participação nesses Jogos, usufruindo de toda a estrutura disponibilizada pelo COB”.