O Dia Nacional de Combate ao Tabagismo é comemorado nesta sexta-feira (29). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)
Segundo o Inca, com o aconselhamento o Brasil poderá ter meio milhão de fumantes a menos. Tal redução já levaria a uma economia de R$ 1 bilhão, considerando os custos de todas as condições de saúde provocadas ou agravadas pelo cigarro.
A última edição da pesquisa do IBGE de 2019 mostrou que 30,9% dos fumantes atendidos por médico ou dentista não foram perguntados sobre a dependência, e 18,1% foram perguntados mas não receberam nenhuma orientação depois de assumir que fumavam.
O aconselhamento breve em todas as consultas de rotina também é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com a entidade, evidências científicas apontam que a interação aumenta os níveis de abstinência e também pode estimular os pacientes a procurarem serviços de ajuda para parar de fumar. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento multidisciplinar e gratuito para os tabagistas, que pode ser feito nas unidades básicas de saúde.
LEIA TAMBÉM: Atentado no Vale Dourado mata pai e filha de 6 anos está em estado grave