Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Blog do Marcos Lopes

Potiguar de Mossoró moderniza estatuto e abre caminho para possível SAF – Blog Marcos Lopes


O Conselho Deliberativo do Potiguar aprovou a reforma do seu estatuto social, e diversos pontos foram ajustados, sendo o principal deles a adequação à Lei nº 14.193/2021, que permite ao clube migrar para o modelo de gestão e governança baseado em Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). O novo documento já foi encaminhado ao cartório competente e agora aguarda homologação.

O vice-presidente do clube, Djalma Júnior, destacou que as mudanças eram necessárias para modernizar a estrutura administrativa do clube e prepará-lo para o futuro. Ele também rebateu críticas sobre a falta de consulta à torcida quanto à possibilidade de adesão ao modelo SAF.

DengueDengue

“Numa situação como esta, quem decide é o Conselho. Ninguém está inventando nada, fizemos com base no próprio estatuto, visando modernizar o clube na parte administrativa”, afirmou o dirigente. Djalma também reforçou que a atualização do estatuto é uma resposta ao avanço do tempo e às mudanças no cenário esportivo.

“Vão se passando os anos e os pontos do Estatuto vão ficando caducos, sem coerência com a realidade. Por isso o Conselho se reuniu para readequar e buscar melhorias. E nos artigos que receberam ajustes, o principal é o 104, que autoriza o clube a se tornar SAF”, informou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A alteração não significa que o Potiguar esteja prestes a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol, mas sim que estará legalmente apto a analisar propostas, caso surjam no futuro.

“O modelo SAF hoje é uma realidade no mundo do futebol. O Potiguar precisa e deve se preparar para essa possibilidade; não pode ficar para trás”, observou. Ele explicou ainda que, caso alguma proposta de SAF seja apresentada futuramente, há um protocolo estabelecido em que o Conselho Deliberativo será convocado para analisar os termos e votar sobre a adesão ou não do novo modelo.

Além da questão da SAF, outras alterações no estatuto foram feitas. O prazo para a entrega do plano de ação da diretoria, que antes era de um mês, agora passa a ser de quatro meses. Também foi antecipada a eleição da diretoria: de setembro para agosto, permitindo que a nova gestão tenha mais tempo para planejar a temporada seguinte.

DISTANTE

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Apesar da autorização formal, Djalma Júnior reconhece que o clube ainda não está pronto para dar esse passo de imediato, diante do cenário atual do futebol mossoroense. “De momento, acredito que não estamos preparados para receber uma SAF, por alguns motivos. Os principais são a questão do local para mandar jogos, pois infelizmente o Nogueirão segue fechado, e a falta de calendário de competições”, comentou. 

Marcos Santos/ Jornal De Fato



Blog do Marcos Lopes

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO