A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (4), o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus aliados. A sessão começará às 9h, com o posicionamento das defesas dos réus.
O primeiro a ser ouvido será o advogado do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. Em seguida, será a vez das defesas de Bolsonaro, do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, e do ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice de Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto. Cada um terá cerca de uma hora de fala.
O julgamento do chamado “núcleo 1” da trama golpista começou na terça-feira (2). A sessão foi marcada pela leitura do relatório do processo, feito pelo ministro Alexandre de Moraes, que também fez um pronunciamento sobre o papel do STF no julgamento do caso. Em seguida, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, expôs os detalhes da acusação e pediu a condenação dos réus.
O final da sessão ficou com as defesas. Foram ouvidos os advogados do tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, delator na ação, do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (PL-RJ), do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Natal será o segundo do Nordeste com maior número de voos para a Argentina
