Política

Indulto é golpismo de marcha ré, diz Alckmin

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou na noite da sexta-feira (5), em São Paulo, que a proposta de anistiar condenados pela tentativa de golpe de Estado e pelos atos de 8 de janeiro representa um retrocesso. “Indulto é golpismo de marcha ré”, afirmou Alckmin após o leilão do túnel Santos-Guarujá.

Leia também:
Tarifaço dos EUA chega a 1 mês com impactos e reação do Brasil, veja

Alckmin destacou que o Brasil valoriza a liberdade e a democracia, lembrando a participação de brasileiros contra o nazismo e o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. “Está na índole do povo brasileiro a democracia. É a democracia que promove inclusão”, acrescentou, sem mencionar nomes de autoridades específicas.

Divergências políticas e parceria no leilão

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que a polarização faz parte do processo democrático, desde que não seja autoritária. “Quando a polarização é de tipo autoritário, em que se pensa em eliminar o adversário, essa é a polarização que ninguém quer”, afirmou Haddad.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também se posicionou contra qualquer projeto de anistia em votação no Congresso, defendendo que o Legislativo foque em reformas administrativas e no imposto de renda. Diferentemente deles, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, evitou comentar sobre anistia, apesar de negociações recentes em Brasília.

O leilão do túnel Santos-Guarujá foi vencido pelo grupo português Mota-Engil, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,14 bilhões de aporte público dividido entre os governos estadual e federal. Haddad e Costa Filho destacaram a parceria entre União e São Paulo, enfatizando que o principal beneficiado será o cidadão.

Durante a cerimônia, Tarcísio de Freitas elogiou os envolvidos na execução do projeto. “Parabéns a quem modelou, buscou tecnologia e fez a diferença. Parabéns ao governo do estado e ao governo federal”, disse o governador, reforçando a convergência entre diferentes esferas do poder.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O projeto da anistia voltou a dominar as conversas nos bastidores de Brasília após o relator Paulinho da Força afirmar, nesse domingo (7), que...

Polícia

O roubo de armas SP colocou as forças de segurança em alerta nesse domingo (7), depois que três suspeitos invadiram uma empresa de segurança...

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile