O desfile de 7 de setembro em Brasília, realizado neste domingo (7), chamou atenção não apenas pela celebração da Independência do Brasil, mas também pelas ausências de importantes autoridades nacionais. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, não estiveram presentes.
Leia também:
7 de Setembro em Brasília tem desfile com três eixos temáticos
Segundo informações preliminares, os ministros preferiram manter recolhimento na manhã do desfile, enquanto o governador Ibaneis confirmou sua ausência à reportagem do SBT News, sem detalhar o motivo. A ausência desses nomes relevantes gerou repercussão política e institucional, sobretudo em um evento que tradicionalmente reúne representantes dos poderes da República.
Ausências de peso político
A presença do presidente do STF, Luis Roberto Barroso, por exemplo, seria natural do ponto de vista institucional e daria maior peso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente diante das recentes declarações do governo e do tribunal sobre a soberania nacional. Por outro lado, Alcolumbre, como presidente do Senado e do Congresso Nacional, poderia reforçar a legitimidade do Legislativo, mas optou por não comparecer.
Enquanto isso, a Câmara foi representada pelo presidente Hugo Motta, que participou com a família e integrou a primeira fila do camarote ao lado de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva. Motta tem demonstrado diálogo com a oposição e indicou que pautará o Projeto de Lei da Anistia, contrariando parcialmente a base governista, mas fortalecendo sua presença política no evento.
