A Liga Contra o Câncer informou que as cirurgias eletivas de alta complexidade serão retomadas normalmente a partir desta terça-feira (9). A decisão ocorreu após reunião realizada nesta segunda (8) entre a instituição, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e os demais hospitais da rede.
Leia também:
Prefeitura do Natal suspende cronograma de seleção das UPAs
No encontro, foi definido um formato emergencial de pagamento direto às unidades hospitalares, válido por 90 dias. O modelo servirá de transição até a criação de um novo contrato definitivo.
Participação dos hospitais e do MP
A SMS se comprometeu a convocar os hospitais para colaborar na construção do novo arranjo jurídico e operacional. O Ministério Público Estadual também será convidado a participar do processo.
Com esse entendimento, a Liga anunciou que as agendas cirúrgicas serão retomadas de imediato, garantindo a normalização dos procedimentos.
Suspensão anterior
No último domingo (7), a Liga havia comunicado a suspensão das cirurgias eletivas por falta de adesão dos médicos à empresa Justiz, atual responsável pela gestão dos serviços. O edital apresentado previa valores considerados insuficientes para atender ao volume de procedimentos, gerando risco de desassistência à população.
Durante o período, a Liga manteve a realização de cirurgias de urgência, assegurando o atendimento em casos críticos.