Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Montagem seridoense, “Ocasos Familiares”, retorna a Natal na próxima sexta-feira (12)

Foto: Divulgação

Refletir sobre as múltiplas dimensões da violência contra a mulher. Esse é o intuito do espetáculo “Ocasos Familiares”, que retorna a Natal na próxima sexta-feira (12), em apresentação única. A montagem, produzida no Seridó potiguar, é uma realização da Associação Cultural Trapiá e do Jurema Coletivo de Dança. O evento é gratuito, com ingressos retirados no Sympla e ocorrerá no Espaço Giradança, na Ribeira.

A obra é escrita, dirigida e coreografada por Maurício Motta, que retoma a discussão sobre como pequenos gestos e rotinas do dia a dia podem ocultar sinais de violência e aprisionar mulheres em realidades opressoras. Para tanto, o espetáculo utiliza a repetição como recurso poético e crítico, inspirado no Teatro Coreográfico de Johann Kresnik, diretor austríaco considerado o criador do teatro de dança.

Para Maurício Motta, a montagem busca abrir espaço para a escuta e para o olhar atento. “Os atos e rituais vivenciados no cotidiano, que acreditamos retratar uma constância e imutabilidade, estão cheios de sinais e detalhes que contam histórias de horror e violência. Apenas manter os ‘olhos abertos’ e não se calar diante da repressão já podem representar a diferença entre um final feliz, ou não”, aponta.

Em “Ocasos Familiares”, Maurício contou com a parceria da intérprete Mônica Belotto, fundadora do Jurema Coletivo de Dança, cuja trajetória une dança e pesquisas voltadas para questões sociais. O elenco conta ainda com Jack Leidson, artista circense e mágico premiado que agora experimenta novas linguagens no teatro coreográfico. Já a cenografia é assinada por Custódio Jacinto, referência na área de artes visuais aplicadas à cena.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Trajetória e atuação do coletivo

Fundado em Caicó, em 2021, o Jurema Coletivo de Dança nasceu com a proposta de pesquisar a dança contemporânea a partir de um olhar voltado para as diversas realidades, incluindo o feminino e a resistência cultural no sertão. Assim, já integrou iniciativas como o Pensamento Giratório do Palco Giratório, o Agosto Lilás e atividades na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

A produtora Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais, reforça o impacto da obra e da equipe envolvida. “A plateia pode se preparar para uma experiência artística intensa e transformadora, cada vez mais atual, que toca em questões profundas. A obra provoca reflexão, emociona e abre espaço para a escuta atenta, mostrando a força do elenco e da equipe por trás do espetáculo”, destaca.

“Ocasos Familiares” é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura através da política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Estadual da Cultura e Fundação José Augusto, com produção local da Mapa Realizações Culturais.

Serviço:
O quê: Espetáculo “Ocasos Familiares”
Quando: Sexta-feira (12)
Horário: 19h
Onde: Espaço Giradança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira)
Entrada: Gratuita, com retirada no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/ocasos-familiares/3106966

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Sete dos dez municípios potiguares com maior percentual de pessoas ocupadas no setor cultural estão localizados na microrregião Seridó, revela o Sistema de Informações...

Cultura

Um Depoimento Real em Natal chega à capital potiguar nesta sexta-feira (12) com duas apresentações gratuitas na Pinacoteca do Estado. O experimento cênico, protagonizado...

Polícia

Uma mulher diz ter matado o pai após flagrar o homem abusando de sua filha de seis anos, em Carnaúba dos Dantas, no Seridó...

Rio Grande do Norte

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação firmaram, na quarta-feira (19), em Caicó, um acordo de cooperação técnica para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO