Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Montagem seridoense, “Ocasos Familiares”, retorna a Natal na próxima sexta-feira (12)

Foto: Divulgação

Refletir sobre as múltiplas dimensões da violência contra a mulher. Esse é o intuito do espetáculo “Ocasos Familiares”, que retorna a Natal na próxima sexta-feira (12), em apresentação única. A montagem, produzida no Seridó potiguar, é uma realização da Associação Cultural Trapiá e do Jurema Coletivo de Dança. O evento é gratuito, com ingressos retirados no Sympla e ocorrerá no Espaço Giradança, na Ribeira.

A obra é escrita, dirigida e coreografada por Maurício Motta, que retoma a discussão sobre como pequenos gestos e rotinas do dia a dia podem ocultar sinais de violência e aprisionar mulheres em realidades opressoras. Para tanto, o espetáculo utiliza a repetição como recurso poético e crítico, inspirado no Teatro Coreográfico de Johann Kresnik, diretor austríaco considerado o criador do teatro de dança.

Para Maurício Motta, a montagem busca abrir espaço para a escuta e para o olhar atento. “Os atos e rituais vivenciados no cotidiano, que acreditamos retratar uma constância e imutabilidade, estão cheios de sinais e detalhes que contam histórias de horror e violência. Apenas manter os ‘olhos abertos’ e não se calar diante da repressão já podem representar a diferença entre um final feliz, ou não”, aponta.

Em “Ocasos Familiares”, Maurício contou com a parceria da intérprete Mônica Belotto, fundadora do Jurema Coletivo de Dança, cuja trajetória une dança e pesquisas voltadas para questões sociais. O elenco conta ainda com Jack Leidson, artista circense e mágico premiado que agora experimenta novas linguagens no teatro coreográfico. Já a cenografia é assinada por Custódio Jacinto, referência na área de artes visuais aplicadas à cena.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Trajetória e atuação do coletivo

Fundado em Caicó, em 2021, o Jurema Coletivo de Dança nasceu com a proposta de pesquisar a dança contemporânea a partir de um olhar voltado para as diversas realidades, incluindo o feminino e a resistência cultural no sertão. Assim, já integrou iniciativas como o Pensamento Giratório do Palco Giratório, o Agosto Lilás e atividades na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

A produtora Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais, reforça o impacto da obra e da equipe envolvida. “A plateia pode se preparar para uma experiência artística intensa e transformadora, cada vez mais atual, que toca em questões profundas. A obra provoca reflexão, emociona e abre espaço para a escuta atenta, mostrando a força do elenco e da equipe por trás do espetáculo”, destaca.

“Ocasos Familiares” é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura através da política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Estadual da Cultura e Fundação José Augusto, com produção local da Mapa Realizações Culturais.

Serviço:
O quê: Espetáculo “Ocasos Familiares”
Quando: Sexta-feira (12)
Horário: 19h
Onde: Espaço Giradança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira)
Entrada: Gratuita, com retirada no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/ocasos-familiares/3106966

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

O SINE-RN, por meio da SETHAS/SETRAB, oferece 246 vagas de empregos nesta sexta-feira (29) para Natal e Região Metropolitana, Mossoró, João Câmara, Assú e...

Cidades

A governadora Fátima Bezerra participa nesta segunda-feira (25), às 14h30, da cerimônia de assinatura do convênio para instalação da nova sede do Geoparque Seridó,...

Cidades

As águas da transposição do rio São Francisco chegaram nesta quarta-feira (19) ao Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas, na região do Seridó. Com...

Cidades

As fortes chuvas desta sexta-feira (15) causaram alagamentos em Natal e comprometeram a mobilidade urbana em diversos pontos da cidade. Desde as primeiras horas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO