O Conselho Nacional do SESI, em parceria com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte, abriu, no último sábado (06), as inscrições para o projeto Carreiras Criativas de Cultura no Contexto da SESI Escola, iniciativa que oferece oficinas gratuitas em diferentes áreas da produção artística e cultural. As oportunidades são destinadas exclusivamente a alunos do SESI Escola, a partir dos 8 anos, e contemplam as unidades de Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante. As aulas de fotografia, audiovisual, grafite, dublagem, ecocena e comunicação criativa terão início em 13 de setembro e serão realizadas sempre aos sábados, no período da manhã, com duração de 12 semanas.
Leia também:
Senac RN realiza letramento em IA para estudantes do ensino superior
Em Mossoró, os participantes poderão escolher entre três oficinas: Fotografia Básica e Videomaker, voltada a alunos a partir de 12 anos; Comunicação Criativa, que integra escrita criativa, audiovisual e design, destinada a jovens a partir de 10 anos; e Grafite e Lettering Urbano, aberta a crianças a partir dos 8 anos. Já em Macau, o SESI oferece os cursos de Laboratório de Dublagem e Interpretação, Fotografia Básica e Videomaker e Grafite e Lettering Urbano. Em São Gonçalo do Amarante, os estudantes terão acesso às oficinas Ecocena – O palco que transforma resíduos em arte, Fotografia Básica e Videomaker com Introdução ao Stop Motion e Laboratório de Dublagem e Interpretação.
O projeto busca estimular o desenvolvimento de habilidades criativas, ampliar horizontes e abrir novas possibilidades profissionais para crianças e jovens.
“Queremos proporcionar aos nossos alunos experiências que vão além da sala de aula, conectando-os com linguagens artísticas, tecnologia e inovação. É uma oportunidade de despertar talentos e preparar as novas gerações para um futuro cada vez mais criativo e plural”, afirmou o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do Sesi no Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz,
As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas, que são limitadas. Cada escola terá horários específicos de atendimento. Em Mossoró, as inscrições podem ser feitas às segundas, terças e sextas-feiras, das 8h às 11h; às quartas, das 11h às 15h; às quintas, das 11h às 16h; e aos sábados, das 9h às 12h. Em Macau, os interessados podem se inscrever às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30; às quintas, das 14h às 16h; e aos sábados, das 8h às 12h. Já em São Gonçalo do Amarante, o atendimento será realizado às segundas, das 14h às 18h; às terças, das 9h às 12h; às quartas, das 13h às 16h30; às quintas, das 10h às 15h; e aos sábados, das 8h às 12h.
De acordo com Danielle Mafra, superintendente regional do SESI-RN, o projeto também é uma estratégia para integrar educação, cultura e mercado de trabalho. “As oficinas foram pensadas para estimular a criatividade, mas também para desenvolver competências valorizadas no mundo profissional, como comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe. Queremos que os jovens se sintam protagonistas de suas histórias e enxerguem um futuro cheio de oportunidades por meio da cultura”, destacou.
A iniciativa aposta ainda na transformação social por meio da arte e do protagonismo juvenil. “Mais do que ensinar técnicas, queremos inspirar. Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação, capaz de ampliar repertórios, construir identidade e gerar impacto positivo na vida dos nossos estudantes e em suas comunidades”, ressaltou Valéria Marinho, gerente executiva de Cultura do SESI-RN.
Com oficinas gratuitas, cronograma acessível e diversidade de linguagens, o Carreiras Criativas de Cultura no Contexto da SESI Escola é um convite para jovens explorarem novos caminhos e se expressarem por meio da arte. As inscrições podem ser realizadas presencialmente nas unidades do SESI em Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante.
